Projeto | O que é fundamental para o desenvolvimento de nossos pequenos?

Na nossa sociedade contemporânea, os bebês chegam cada vez mais precocemente às creches, por necessidade ou por escolha, e permanecem cada vez mais sob os cuidados cotidianos de seus cuidadores e professores do que de suas próprias mães.  Esse é um fator importante de ser pensado, pois a questão sine qua non para o aprendizado de uma criança, que permite que ela se desenvolva, cresça e seja alguém capaz e criativa para lidar com o seu mundo interno - medos, angústias, frustrações - e com as adversidades da vida, serão as relações afetivas que ela pode construir em suas primeiras experiências de vida.

Podemos dizer que um ambiente enriquecido é aquele que se dá a partir do laço com o outro, em que o olhar e a palavra ocupam lugar de importância. Esse outro, pode ser a mãe, o pai, os avós ou um atendente de creche ou professor.

Antes de o bebê se interessar pelo ambiente externo, é necessário primeiramente, que experiencie um brincar compartilhado e prazeroso com a mãe ou substituto. A disponibilidade afetiva dessas pessoas será fundamental para o futuro dessas crianças, pois no tempo em que esses pequenos estão sob seus cuidados, estes exercem o que chamamos em psicanálise de função materna. Explico. Cuidar de uma criança não significa apenas atender suas necessidades básicas como: fome, sono e higiene. Através dos cuidados corporais, o bebê pode usufruir de um encontro privilegiado com o seu cuidador mesmo num ambiente que pode ser rodeado de crianças e pessoas.  Aquele que troca as fraldas, que dá o leite, que nina, é o mesmo que brinca, que olha, que fala e que, nessas pequenas, mas importantes ações, vai abrindo um espaço de existência para o bebê. O cheiro, a voz, o sorriso, o olhar do cuidador são estruturantes nesses primeiros tempos de vida, pois esta experiência compartilhada será condição para que ele possa posteriormente se engajar em atividades coletivas de forma criativa. Em função de tudo isso, é muito importante, que estando em uma creche, por exemplo, o bebê seja atendido sempre pela mesma pessoa, pois a constância dessa presença permanecerá como uma marca estruturante em seu psiquismo.  

?Além disso, para que se abra um espaço de constituição humana é fundamental que o cuidador seja alguém sensível aos seus sentimentos, alguém que no mínimo tenha desejo de compreender o que lhe acontece e de acalmar sua angústia. Quando o cuidador busca compreender o que o bebê quer, quando traduz o que o bebê está sentindo, como por exemplo: "Hum, estou chorando porque estou com muita fome! Me dá um mamazinho profe, aí eu vou ficar bem feliz!" O falar pelo bebê, colocar palavras ao que ele sente e necessita, imaginando o que está pensando, essas ações vão formando aquilo que chamamos marcas psíquicas que, se investidas, abrem espaço para os desejos, fundamentais para o aprendizado e a criatividade.  

Lembrem-se sempre que para que uma criança possa existir para si mesma é preciso antes de tudo que tenha existido para alguém!

Aline Colussi Lazaretti
Psicanalista
Núcleo de atenção à educação 
Projeto - Associação Cientifica de Psicanálise

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027