Esquerda gaudéria do Bové, Chaves e Fidel está faceira com o Rio Grande espeloteado

[email protected]

Assim como tem gente esbravejando contra tudo de ruim que assola a parte mais Meridional do Brasil existe uma turma faceira com este Rio Grande espeloteado. A vida é assim, a unanimidade é burra já dizia Nelson Rodrigues.

Relativamente à faceirice não há como negar, a nossa esquerda gaudéria está chegando lá. Os caras dessa esquerda estão mais faceiros do que guri de bombacha nova porque tudo foi de causo pensado.

Ao contrário de outras unidades da Federação que agora fraquejam, aqui no Rio Grande foi pensando. Há lista enorme de ações que a indiada guapa desta terra botou ladeira abaixo para esgualepar as forças que impediam que nossas façanhas servissem de modelo a toda terra.

Um primeiro recado para mostrar que as coisas aqui começavam a mudar foi dado ao mundo velho sem fronteira quando a vibrante esquerda gaudéria fincou a bandeira de Cuba no Palácio Piratini. Teve gente que molhou a calcinha de emoção ao ver a bandeira tremulando, tremulando, tremulando na janela da sede do governo do novo tempo e a inveja se revigorou nos quatro cantos do Planeta.

Nesse passado recente que mostra toda a visão futurista da esquerda nascida nos galpões de fogo de chão, cevando mate nas noites frias do Minuano soprando gélido pelas bandas da Bossoroca temos outro lance extraordinário em tal trajetória. Quando foi o momento de discutir o outro mundo possível dentro de nossas possibilidades para cá veio o companheiro Hugo Chaves. Ele encheu um avião e veio falar sobre o mundo novo. Foi outro momento de emoções molhadas e, para os eternos críticos, restou dizer que, afinal quem se acostumou com sabugo pouco estranharia a falta de papel higiênico.

Lindo, ainda, foi ver a multinacional metida a besta, cujo criador metido a besta inventou a linha de montagem, meter o rabo entre as pernas e correr daqui acompanhada de umas três dezenas de outras empresas. Assistir a Ford recolher suas trouxas e alugar bois de cangas para se andar com sua carga, umedeceu cuecas e calcinhas pelo Rio Grande a fora. Sentiram? Como cantou Roberto Carlos, foram muitas emoções.

Para provar que a gente se tornava espoleteada a guapa esquerda gaudéria trouxe representante da fina flor da intelectualidade francesa da época, grande líder de prestígio na terra da liberdade, da igualdade e da fraternidade: José Bové. Homem futurista veio aqui para acabar com as bobagens de campos experimentais na busca de produzir mais comida. Molhado de emoção o exército Brancaleone de homens e mulheres da pampa de Sepé saiu atrás de Bové destruindo experimentos agrícolas. O grande líder mundial também incompreendido em sua terra natal (ao concorrer a presidente da França mal passou de um por cento de votos) teve aqui seus seis dias de glória.

Para ilustrar essa brilhante trajetória lembrou outro fato: foi um nobre gaudério quem fez xixi em cima dos princípios da figura sagrada do asilo político e entregou dois pugilistas que vieram para o Pan e desertaram para seus algozes.

Assim, é covardia não reconhecer a bela contribuição da esquerda gaudéria para o espoleteamento do Estado. E, ainda, é feio não fazer um alerta: depois disse tudo e outras coisinhas mais, qual a imagem do Rio Grande do Sul nesse mundo velho sem porteiras? Alguém vai ter coragem de vir aplicar sua grana e montar empresa aqui? Deboche tem hora.

Jornalista e membro da Academia Passo-fundense de Letras

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027