Qual o seu ditador preferido?

Em Cuba onde participou do velório de Fidel Castro, o ex-presidente Lula disse, ao se referir ao morto: “ele foi um exemplo magnífico para todos os povos da América Latina”. Exemplo de que, mesmo, oh cabra da peste? Claro, exemplo de alguma coisa foi mesmo, mas sem esclarecer Lula dá a entender que está elogiando um dos piores ditadores do continente.

Por sua vez a nossa ex-presidente Dilma Rousseff lascou algo que se pode se tornar emblemático: “poucas vezes conheci uma pessoa com o comportamento e a dignidade de Fidel.” E completou: “os jornalistas não tratam Fidel com o respeito que merece”. Alguém consegue imaginar o passa na cabeça de uma pessoa que sentiu na própria carne os efeitos de uma ditadura para elogiar um ditador que foi muito pior do que seus algozes?

Um amigo meu adora Fidel porque ele peitou os Estados Unidos. Simples. Lindo de ver o fracote desafiando o grandão, isso dá uma excitação fantástica. Mas é um argumento forte principalmente entre os jovens desta América Latina que padece do terrível complexo de vira-lata, ou seja, estamos cheios de problemas porque a turma do Tio Sam gosta de explorar a gente. Acostumados a culpar os outros por nossa incompetência, nossa preguiça, nossa filosofia de Macunaíma encontramos em Fidel um avalista de peso para aplacar nossa consciência. Como a gente inveja quem tem sucesso não tem coisa mais fácil de fazer do que execrar a meca do capitalismo, mesmo que a gente dependa deles para sobreviver.

Mais, é grande o número de professores, em sala de aula, encontrando motivos para elogiar uma das ditaduras mais longas do Planeta e enaltecer um tirano homofóbico que dizia, ao se referir aos gays que recolheu para campos de trabalhos forçados: “um desvio dessa natureza contraria o conceito de militante comunista”.

Nesse lero-lero de sala de aula o hilário é que ao mesmo tempo, o professor ilustre senta o cacete (aí com razão!?) na ditadura militar brasileira. Consciente ou não o mestre está dando força especial à campanha “adote um ditador”. Acho bonito isso de ter “meu ditador preferido”. O mundo está cheio deles, na África proliferam sendo alguns inclusive apoiados por “democratas” brasileiros. Tem alguns que são conhecidos pela corrupção, outros pela violência, outros ainda pela corrupção e violência ao mesmo tempo como foi o caso de Fidel e é o caso de Mbasogo da Guiné Equatorial, outros ainda são conhecidos, ainda, por suas taras sexuais como Bolkiah, de Brunei.

Isso de escolher e depois adorar ditador é realmente algo muito complexo no ser humano. Quer dizer, tem gosto para tudo, não é fácil compreender tal postura, pois incontáveis são as motivações, tanto à esquerda, como à direita.

É uma cultura esquisita que os mais radicais na condenação disso falam que se trata de sadomasoquismo exacerbado. Outros, ainda, em subdesenvolvimento mental. Não chego a tanto. Acho que é falta de argumentos, falta de projeto alternativo. Lembram-se da rapidez com que nossa elite intelectual de esquerda assumiu Hugo Chaves como um novo salvador da Pátria. Assim como alguns adotam um Deus cruel que exige até nosso sangue, tem ideologias que cegam e não importa a quantia de insanidades nem a dimensão dos assassinatos, nem o nível de sofrimento imposto ao povo o tirano sempre será seu guia.

Com a morte de Fidel vou ficar de olho, de hora em diante, para ver qual vai ser o novo ditador preferido do Lula e da Dilma...
 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027