Diário da Manhã

Ética até quando ninguém estiver olhando!

                Esta semana um jornalista foi afastado por ser flagrado ao fazer comentário racista, sem saber que estava no ar. O racismo é prática recorrente, como se pode ver com o episódio. Esqueceram de ensinar a esse senhor, que ser correto é prática obrigatória, mesmo que fora do ar, mesmo que fechado no banheiro. Não há ambiente liberado para a falta de ética.

                Estamos deixando de lado o respeito devido às pessoas, fruto de conquistas civilizatórias arduamente conseguidas através dos séculos. Deixamos para trás tantas práticas desrespeitosas, por entendermos que, para vivermos em sociedade, devemos ter comportamentos condizentes à dignidade humana. Entendemos necessárias medidas de cuidado com o planeta, os animais e as pessoas.

                Atitudes ambíguas como colocar na porta de banheiro público feminino a palavra Vagabunda e na do masculino Inocente, como ocorreu na Bahia onde o É o Tchan ensaia, são absurdas, por desrespeitar as mulheres de uma forma grotesca e flagrante. É de se perguntar até quando teremos que lutar para que o respeito se estabeleça como regra obrigatória.

                Vi um relato de comportamento infantil inadequado esta semana, que versava sobre pais deixarem seus filhos soltos, fazendo o que querem, mesmo que incomodem uma sala cheia de gente. Parece-me que tudo começa por aí! Todos conhecemos pequenos tiranos. Parece que temos medo de educar, ou temos preguiça para repetir, repetir e repetir. Ignoramos que as crianças precisam ser ajudadas a conviver educadamente, vendo o nosso comportamento e recebendo as orientações exaustivamente repetidas. É isto que o amor requer.

                Entretanto, segundo o mesmo relato, pais e filhos estavam encurvados sobre tablets e smartfones. Isso durante uma refeição, quando várias pessoas comiam. Perdeu-se a oportunidade de ver o outro, princípio primeiro da civilidade. Perdeu-se uma preciosa oportunidade de valorizar a comida, que deve ser saboreada sem que seja enfiada boca a dentro por pais que valorizam mais a barriga cheia do que a refeição como espaço educativo e agradável. Passou-se do limite em oferecer aparelhos eletrônicos como babás, para que adultos consigam comer.

                Devemos lamentar profundamente palavras desrespeitosas como a do jornalista afastado por ser racista. Devemos corrigir comportamentos inadequados dos nossos filhos sendo inflexíveis quanto ao quesito respeito. Devemos primar por conservarmos o que já conquistamos como civilização. A diferença entre o novo e o velho está nos métodos educativos, que não precisam ser aplicados aos gritos e na palmada, mas com firmeza e convicção de que podemos conseguir resultados de forma inteligente e amorosa. Basta que não ignoremos o fato de sermos adultos e que educação é um direito que as crianças têm, para que aprendam comportamentos cidadãos.

                Estão frequentes demais as alfinetadas e indiretas proferidas na web. Cansamos das agressões às mulheres, aos negros, aos gays. Não suportamos mais os retrocessos civilizatórios, que, facilmente, nos conduzem à barbárie. Será que não é hora de nos olharmos no espelho e enxergarmos o tamanho da responsabilidade que temos para com as novas gerações? Onde pensamos chegar ao nos furtarmos de cumprir o nosso papel de adultos?

                Todavia, não esqueçamos a maioria das pessoas que honram a sua condição humana, que agem com elegância e movem-se no mundo de acordo com os princípios éticos inatos e os aprendidos através dos séculos. A maioria não há de perder terreno para a barbárie! Ou vai?

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027