Diário da Manhã

Sobre desejos e decepções!

Neste ano empenhei-me em compreender uma situação nada comum. Fiz esforços imensos para entender como se pode desmontar o que chamamos de Nação. Somos um povo cheio de boa vontade, todavia, herdamos vícios éticos intransponíveis por causa dos séculos de construção de um modelo construtor e mantenedor de vulnerabilidades ecológicas, tanto humanas, quanto ambientais. Destaco o que não desejei, não entendi, não aceitei. Falo de ações à revelia de muitos brasileiros cidadãos de verdade. Excluo os que se pensam cidadãos, mas encontram-se em posição de repetidores inexoráveis do que está nos destruindo.

Não desejei o golpe à Constituição, que derrubou a Presidenta Dilma. Não entendi o que chamaram de crime de responsabilidade e não aceitei os argumentos frouxos que interromperam um mandato legitimamente eleito. Por isso fiquei sem compreender como deixamos algo tão temerário acontecer, apesar de reconhecer erros e impropriedades referentes ao governo que caiu.

Não desejei o governo que se instalou, notório por tomar medidas extremas que atentam contra o povo, massacra a população por extinguir direitos conquistados com sangue, que compra a dignidade da política, colocando-a em uma categoria mal vista pela maioria. Nunca antes nossos sentimentos foram tão fortemente direcionados para o nojo, para o repúdio, para a execração dos que elegemos. Não aceito e não entendo esse crime de lesa pátria. Como desejar que a política não mais exista? Como colocar todos na mesma panela fumegante da inépcia e da má fé? Foi isso que vi acontecer neste ano e lamento sobremaneira o que vejo e ouço e sinto na pele como consequência.

Mas preciso desejar, entender e aceitar para conseguir viver razoavelmente. No ano que vem o desfile de políticos ocupantes de casas legislativas continuará, assim como os que executam políticas continuarão tocando um barco à deriva, que chamamos de Brasil. Temo que o judiciário continue fazendo lobbys espetaculares, que dificulte a efetivação da justiça, que se beneficie com benesses indevidas. Mas, com muito esforço, com um espírito cheio de esperança, com o desejo de ver reviravoltas, vejo o próximo ano como passível de acolher o brado dos brasileiros, que precisam comer, morar, vestir-se, estudar, trabalhar com dignidade. Vejo 2018 como ... sei lá! Luto comigo para não parafrasear Regina Duarte, por que não quero ter medo. Não quero desacreditar totalmente de pessoas como eu, que erram e acertam, embora, no meu caso, não conte com mandato, ou cargo, ou poder de decisão.

Conto somente com minha compaixão pelos que perderam o emprego, com os que voltaram a passar fome, com os que sofrem a inflação maquiada de quase negativa, com os que foram despejados de suas casas, com os que não têm água potável, nem saneamento, nem hospitais, nem remédios. Minha solidariedade com os que passam a virada do ano com salários atrasados, parcelados, congelados é uma constante no ano que se despede e, gostaria de virar este tipo de página no que chega.

Não compactuo com totalitarismos, com extinção de parlamentos, com o desvirtuamento do Estado de Direito, com golpes contra a Constituição. Faço fileira com os democratas, com os Direitos Humanos, com homens e mulheres que guardam em seu coração sentimentos nobres impossíveis de serem corrompidos. Que venha 2018! Que volte a esperança aos nossos corações combalidos!

Comentários

Galerias de Fotos

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027