Sobre fogueiras de todos e tamanhos e brilhos

Na entrada de um ano novo propomos ao mundo coisas novas e mais condizentes com o que chamamos de felicidade. Coisas mais confortáveis em consonância com a esperança, o sentimento que acalentamos, para que possamos caminhar acreditando que tudo possa melhorar.

Projetamos desejos para um lugar que Galeano (1940-2015) chama de Utopia. Segundo o escritor uruguaio, a utopia está ali, no horizonte. Ao buscá-la nos aproximamos, enquanto ela se afasta, fazendo com que caminhemos incansavelmente. Esta é a principal característica da utopia, que é a de nos fazer caminhar.

Suas considerações sobre os efeitos que exercemos no ambiente em que vivemos também são muito interessantes. Ele fala sobre fogueiras de todos os tamanhos e intensidades. Cada um de nós é fogo capaz de iluminar o lugar em que vive, com muito ou pouco calor em uma linda metáfora escrita com maestria. “Cada pessoa brilha com luz própria entre tantas outras. Não existem fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam e nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo. Ora penso que nossos tempos pedem alguém de fogo sereno, mas logo percebo que esse não veria a intensidade da vida acontecendo. Ora penso que o fogo bobo, aquele que não alumia, seria poupado de saber a que preço crescemos. Ora penso que precisamos de quem incendeie, de quem solte chispas e aí fico satisfeita. Não podemos ser fogos iguais! Cada um tem seu jeito de ver o mundo, tem seu comportamento peculiar e, pensando bem, a unanimidade dos fogos seria algo inócuo, algo neutro, algo que não faria diferença alguma."

Neste ano seria bom que os fogos altos e baixos fossem respeitados, o que não impede que um assopre o fogo do outro para potencializar o que o outro tem de melhor. Que a luz da inteligência seja acesa, para que façamos planos, nem tão utópicos, nem tão concretos, mas planos bonitos, que sirvam de estímulo para uma caminhada que, sabemos, é árdua, mas se compartilhada pode vir a ser de crescimento coletivo.

Gosto de Galeano, mas gosto mais da nossa capacidade de resiliência. Sobrevivemos à mídia que nos aterroriza, à violência tão visível, à corrupção que nos degrada. Neste ano, haja o que houver, seremos fogo, que, coletivo, compartilhado, iluminará o mundo todo. 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027