Culpa do sistema?

O primeiro confronto entre Grêmio e Brasil, no domingo passado (01), terminou com uma ampla vantagem Tricolor: 4 x 0. Todos os gols foram marcados no segundo tempo de partida, depois da expulsão do jogador Eder Sciola pelo árbitro Anderson Daronco. O jogador levou o segundo amarelo após uma falta em Luan, em um lance que repercutiu mais do que o próprio resultado do jogo. Mais importante do que discutir a aplicação da regra é entender o que esse cartão evidenciou: a polarização que extrapola os limites da corneta saudável.

Bastou uma expulsão para derramar a água do balde. Em tempos de redes sociais, ficou ainda mais fácil perceber as facetas da intolerância. "Daronco gremista" foi o que mais li nesta semana. Aparentemente, o torcedor não consegue apenas discordar da marcação do árbitro. Contestar, com base na argumentação, que a falta foi ou não foi para amarelo, então, é pedir demais. É mais fácil culpar o "sistema" que - pasmem - foi amplamente citado como o responsável pelo Grêmio chegar à final do Estadual. É mais fácil dizer que Daronco, Jean Pierre e todo o quadro de arbitragem da FGF é gremista - o que, aqui, ganha tom pejorativo pelo fato de indicar falta de profissionalismo. É mais fácil dizer que todo comentarista que analisou o lance como passível de cartão amarelo é tendencioso. Não há chance de a discussão parar no âmbito do futebol: ela sempre parte para o ataque pessoal.

Carecemos, com urgência, de interromper esse pensamento ‘a la jeitinho brasileiro’ de relativizar o cumprimento das regras – e não só na esfera do futebol. Que a regra se faça valer, independentemente de ser na final do Gauchão, da Copa do Mundo, da pelada na esquina de casa. Teremos, neste domingo (08), a partida decisiva no Bento Freitas. Já ouvi comentários de que o árbitro Leandro Vuaden é “colorado” e que vai “garfear” o Grêmio para “compensar” o jogo de ida. A sucessão de aspas é uma denúncia da sequência de absurdos em uma só frase. Nada me dá o direito de colocar em cheque a idoneidade de um profissional com base em clubismo. Ou o respeito só vale para quando a opinião em questão coincide com a minha?

Coluna escrita pela jornalista Daniele Freitas

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027