Lula preso: por qual razão a esquerda foge do futuro?

Ivaldino Tasca, jornalista (itasca@uol.com.br)

Nada mais trágico, historicamente falando, do que Lula na cadeia como reles corrupto. Comemorar isso é cuspir para cima embora ele esteja onde já deveria estar a tempo! Com ele atrás das grades constata-se outra vez, com cores patéticas, a vitória do passado! Ele, em si, sempre foi oportunista, mas a ansiedade pelo novo que moveu o País com a redemocratização o transformou em mito: como é fácil crer que alguém é feito de barro diferente!

Vivemos processo doloroso por vinte anos a partir de 1964 e a sonhada virada se deu também em torno de nomes: Ulisses, Tancredo, FHC, Lula, entre outros. Os dois primeiros morreriam antes de chegar ao poder; FHC, o ingênuo que disse não saber da corrupção em seu governo e Lula, líder dos malfeitos que iniciou com o Mensalão, são responsáveis – com asseclas dos demais partidos com que governaram – pelo lamaçal de estrume que emporcalha o presente, nos impõe o passado e empana o futuro.

Agora, contrariando expectativa de quando o arbítrio foi derrotado, um contexto demagógico barato, projeto de botequim de uísque do Paraguai, mistificação ideológica, discurso do pau oco, messianismo cínico, populismo de liquidação, deidades fajutas, marxismo requentado, o passado diz presente! Debochando. Debochando e tornando mais longa e penosa a trilha para que erradiquemos tudo que nos incomoda e que pensávamos ter deixado no passado...

Por qual razão o passado nunca fica no passado onde, dialeticamente, deveria ser seu lugar adequado? Deveria ser assim, foi desse modo que mostraram o que deveria ser a realidade quando a professora ensinou a conjugar verbos.

Por que o passado tem sido, entre nós, o fator mais presente no presente? Os dramas do passado estão tão vivos que teimam em dizer não a esse futuro renitente em não se apresentar para fazer a sua parte.

Caracas, como a esquerda que tanto vociferou contra a corrupção se torna douta nessa área e defende com veemência seus corruptos? Por qual motivo os que se diziam éticos se aliam ao que havia de pior na direitista nacional e defendem o indefensável? Só o instinto tribal que escraviza mentes desavisadas pode responder. Mas é fenômeno universal: como no Brasil também na Rússia, China, Cuba, Venezuela e alhures os mitos não passam de coveiros biltres de seus projetos.

Enquanto o avião levava Lula ao cárcere os botões indagam; “por que também no Brasil a esquerda deletou do futuro?” Ato continuo outra indagação: “por que Lula e sua turma tornou sem sentido toda a resistência à ditadura militar – com suas prisões, torturas e mortes?”. Ainda outro dia, ao constatar que o ativista dos direitos humanos achou palavras bonitas, conceitos elegantes, argumentos luxuosos para defender corruptos eu me perguntei: “por qual razão o assassinato do jornalista Vladmir Herzog não inspirou os letrados na busca de um novo Brasil?” Por que o assassinato do Edson Luís foi em vão?

Quando vejo dirigentes dos direitos humanos, professores de história e de literatura engajados na defesa desse esquema podre me indago porque o sofrimento de muitos jovens – inclusive de Passo Fundo – que foram torturados, presos, mortos e até obrigados a abandoar o pais, não serviu de inspiração para essas mentes brilhantes ajudarem na construção de um novo Brasil.

Mas por que diabos, os que se dizem “os bons” sempre deixam o local de suas lutas pior do que quando iniciaram? Quando o exercício do poder deixará de corromper seus arautos?

Quem responde tudo isso?

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027