Mais respeito, Renato!

Coluna escrita pela jornalista Daniele Freitas 

O objetivo da semana foi cumprido: mesmo que com sufoco e já nos instantes finais, o Grêmio venceu o Monagas e assegurou a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores. Agora, o Tricolor volta a campo neste domingo, às 16h, contra o Paraná, pelo Campeonato Brasileiro. Um desfalque já está confirmado para a partida fora de casa: Alisson teve confirmada uma lesão muscular na coxa esquerda e só retorna ao elenco após a Copa do Mundo. Antes dessa parada, aliás, o time de Renato Portaluppi perde mais um importante jogador: o zagueiro Geromel, que se apresenta à Seleção Brasileira já na próxima semana.

No entanto, mais do que tabela de jogos e prováveis escalações, precisamos falar um valor que – pelo menos, em tese – deveria ser intrínseco ao esporte: o respeito. Durante a semana, a declaração concedida pelo técnico tricolor após o empate em 0 a 0 no clássico Gre-Nal repercutiu no mundo da bola – e não é para menos! Portaluppi é ídolo no Grêmio e vem construindo uma trajetória histórica e vitoriosa no comando do time, mas isso não dá direito à arrogância – muito menos no âmbito de uma das maiores rivalidades futebolísticas do País. Houve erros de arbitragem que, a meu ver, interferiram no resultado da partida – falo, aqui, dos pênaltis não marcados a favor do Grêmio. Só que o Internacional não tem culpa disso. Aliás, a julgar pelo histórico recente e pelo fator local, a responsabilidade pela vitória no clássico era muito mais gremista que colorada.

Afirmar, em coletiva, que o Gre-Nal “foi um time grande, de Primeira Divisão, contra um time de Segunda Divisão” é uma análise infeliz. Se o Inter jogou retrancado para conseguir um empate fora de casa é uma questão que compete ao técnico colorado julgar, não ao Renato. Dizer que “o Inter joga como time pequeno” é um desrespeito imenso ao clube: foge do âmbito da análise técnica da partida e respinga em questões pessoais, que não competem ao papel do treinador. Além disso, o Inter não é mais time de segunda divisão: já retomou seu posto na Série A do Brasileirão. Que Renato não esqueça que, se a questão for retomar o passado, o Grêmio tem mais participações na B do que o rival. Que me perdoem os fanáticos, mas olhar para o próprio umbigo antes de apontar o dedo é fundamental.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027