Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Os dinossauros, os transgênicos, a globalização, a Ford e os gaúchos

Afinal, quando surgiu essa mania do gaudério exigir mu-mu obrigando que os outros abram a lata?

O gaudério anda assim. Mas não foi sempre assim!

Esta situação que lembra guapeca abobado perdidão no meio da procissão é coisa recente. A fraqueza nas pernas que dificulta o andar surgiu na modernidade. De causo pensado derramamos o leite e agora choramos como bezerro recém-desmamado.

E este período em que as convenções definiram seus candidatos para as eleições de outubro é momento oportuno para tentar por as ideias nos ajustes.

Houve tempo – ninguém explica com exatidão as motivações – que levas de gaudérios pegaram os pingos, encheram as malas de garupa com o que podiam carregar e mandaram-se “a la vira”. Com espirito de não enjeitar parada fizeram o Oeste de Santa Catarina, o Sudoeste do Paraná, o Centro-Oeste do Brasil. Foram embora sabendo que praga de urubu não mata cavalo gordo.

E não fizeram feio. Quem contempla a obra pronta fica orgulhoso.

Pois é, enquanto quem saiu está na estica nós que ficamos estamos cada vez mais na “pindura”. Estamos naquela firmeza de palanque em banhado e cada vez mais por baixo que umbigo de cobra.

Claro, parte dos que ficaram nos pagos vem aguentando o repuxo! Tem até gente cheia de boas intenções (das que entopem o inferno) que embarram o pastel. É gente que enche igrejas para rezar à espera de milagre, gente que cai fácil em canto de sereia.

O Rio Grande de encantos mil tá de um jeitão tão esquisito que até gente de fora fica com a sensação de que sempre tem cachorro na cancha. Tem hora que parecemos um bando de luditas esgrimindo contra o progresso do terceiro milênio.

Aqui, por exemplo, nossos políticos falam à exaustão na necessidade de gerar empregos. Precisamos disso, mas quem confia na gente se um dos nossos maiores feitos políticos foi mandar milhares de empregos para a Bahia? Como explicar que gaudérios guapos das bandas da Bossoroca e outros ligados a sindicatos de trabalhadores soltaram foguetes quando mandamos embora empregos, renda, riqueza. Os trabalhadores baianos até hoje agradecem os gaudérios pela Ford.

Aliás, trocamos a Ford por bandeira de Cuba (gigante dos direitos humanos e do progresso) orgulhosamente colocada em nosso Palácio que fala de nossas façanhas.

Com rosário numa das mãos (somos povo de fé) e a foice em outra, saímos a queimar os tais de transgênicos enviados pelo capeta para destruir tudo o que herdamos da época dos dinossauros. E o mundão de Deus de soslaio sem nada entender.

Falando em dinossauro não custa lembrar que SÓ eles são autênticos gaudérios. O restante é praga dessa antiga e maldita globalização que só pensa juntar o torresmo. A globalização estragou o Rio Grande do Sul, é a principal responsável pela crise de hoje.

 

Onde hoje está o Rio Grande foi território paradisíaco. Eram os dinossauros e após sua extinção os tatus. Aqui estava o paraíso. Quem começou a estragar tudo isso? Os primeiros a quebrarem tal normalidade celestial foram os índios, vindos de onde hoje estão os imperialistas americanos. Depois vieram os catequizadores espanhóis, adiante portugueses, depois paulistas, depois os negros, alemães, italianos, polacos, açorianos, sírios, libaneses, turcos depois... bem, depois não parou mais.

Quem aquenta globalização, transgênicos, Ford sem sofrer? Precisamos de respostas urgentes para o Rio Grande do Sul não ficar, em definitivo, na rabeira...

   

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027