Especial | 3° RPMon: 85 Anos

''Brigada Militar: eu sou a vida, tu és o meu ideal''

''Brigada Militar: eu sou a vida, tu és o meu ideal''
Foto: Matheus Moraes / DM

Em 70 anos de serviços prestados à corporação da BM, Maurílio Neves Zimmermann mostra gratidão à carreira que escolheu

O mais velho dos ex-comandantes da Brigada Militar ainda é vivo. Ao ingressar na corporação, em 1946, o 24o Comandante da Brigada Militar de Passo Fundo, Maurílio Neves Zimmermann, de 86 anos, iniciava uma trajetória de décadas de serviços prestados à comunidade passo-fundense. Na última quarta-feira (7), o ex-comandante foi condecorado pelo trabalho realizado, em homenagem aos 85 anos da Brigada Militar, na Câmara de Vereadores do município.

''Eu sou uma figura singular na história da Brigada Militar''. Assim, o ex-comandante Maurílio Zimmermann define sua passagem pela corporação. De soldado a coronel. Zimmermann passou por todos os cargos nos 70 anos de corporação. Aos 17 anos, entrou no quartel e iniciou a sua carreira. Serviu 35 anos, foi comandante entre 1975 e 1980, além de obter outros 35 de reserva. O ex-militar foi professor da academia dos oficiais por mais de dez anos e atuou em diversas unidades.

Para ele, não há mais espaço para amador na área policial. O recado, ele conta que passou para os militares na solenidade, na quarta-feira. ''Eu disse para o pessoal que precisava deixar uma mensagem. E era essa: não existe mais amador na Brigada Militar, só precisamos de profissional. Só esses vencem'', declara. O alerta dado representa a história de amor que Zimmermann tem pela sua profissão. ''Eu tenho um grande amor pela corporação. Tenho uma grande dedicação, mesmo com 86 anos, vivo, me dedico e continuo amando a profissão'', relata.

Passados 35 anos da última vez que comandou a Brigada Militar, Zimmermann comenta que houve uma mudança enorme na área policial. Na época em que comandava, no seu Regimento, ele tinha à disposição cerca de 1.200 homens, que atendiam em 101 municípios. O panorama começou a ser alterado com a criação dos comandos regionais. Atualmente, o 3o Regimento de Polícia Montada conta com 381 policiais e abrange 22 municípios. Mesmo após tanto tempo longe da corporação, Zimmermann acompanha o serviço da BM de Passo Fundo. ''Eu acho que o Regimento daqui, na sua área, vem se saindo bem. Eu acompanho. Estamos cheios de heróis'', destaca. Na opinião de Zimmermann, hoje, o comandante da Brigada Militar não tem a autoridade que os antigos detinham. Para ele, há uma restrição que antigamente não havia.

''Neste mundo, não há vida sem ideal. Brigada Militar: eu sou a vida, tu és o meu ideal''. O trocadilho que o ex-comandante carrega como um bordão reflete a paixão pela carreira que seguiu. ''Eu e meus colegas nos dedicávamos inteiramente à corporação. Nós só pensávamos na corporação. A gente visava uma carreira. Talvez, hoje muitos não pensem assim, talvez haja um desvio de atividade. Mas a minha turma visava isso. Eu visei e alcancei. É uma profissão que me satisfez, era amor e dedicação total'', ressalta.

Segundo Zimmermann, a Brigada Militar no Rio Grande do Sul está em fase defasada, e isso faz com que as consequências sejam o aumento da criminalidade. ''Por lei, a Brigada deveria ter 30 mil homens trabalhando, mas hoje não tem nem 20. Isso dificulta e prejudica o serviço da segurança pública do Estado. Causa um grande prejuízo'', lamenta.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Arquivo Pessoal

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027