Especial de 80 Anos do Grupo Diário da Manhã | Empresas

Diário da Manhã e Acisa, juntos em uma longa caminhada

Diário da Manhã e Acisa, juntos em uma longa caminhada
Foto: Divulgação Acisa

Presidente da entidade destaca a pujante parceria com o jornal ao longo dos 80 anos do veículo de comunicação

Promover ações que defendam o desenvolvimento econômico e social da classe empresarial, buscando proporcionar às empresas melhores condições para que ampliem a sua produção. Esta é uma das prioridades da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo. A Acisa atua há 94 anos no município e engloba os quatro setores produtivos que colocam a Capital do Planalto Médio no mapa das principais cidades do Sul do país. A entidade foi fundada em 25 de janeiro de 1921 e teve como primeiro presidente, Gabriel Bastos. A nomenclatura Acisa surgiu em março de 1998 da união de três entidades, Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Passo Fundo (Cicasp), Centro das Indústrias da Região do Planalto (Cirp) e Associação Comercial de Passo Fundo.

A Acisa é uma entidade de livre associação e sem fins lucrativos que, atualmente, conta com mais de 300 empresas filiadas. A entidade atua com foco no associativismo como forma de defesa dos interesses dos associados e exerce a função de interlocutora entre os empresários do município e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca da melhoria da legislação referente ao mercado e dos indicadores de eficiência da gestão pública. Além disso, representa as empresas associadas na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e em mais de 30 conselhos e comissões de organizações públicas.

Busca de melhorias
Há anos, a entidade defende melhorias, em vários segmentos, que visam impulsionar a produção, como a ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz, a duplicação das rodovias ERS-324, entre Passo Fundo e Casca, ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim, ERS-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo e BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho, além da redução da carga tributária e da desburocratização.

Realização de feiras
Como forma de estimular e oportunizar bons negócios, a Acisa também realiza feiras e exposições ao longo do ano, como o Salão do Imóvel, realizado em parceria com as Imobiliárias Coligadas, o Feirão da Caixa, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Expoacisa, feira consolidada, que está em sua 11ª edição, e que oferece aos empresários a oportunidade de mostrarem as suas potencialidades, fecharem grandes negócios e se integrarem com a classe empresarial. Outros eventos como a Fenafrango, Efrica, Deleite e Exposição Agroindustrial do Primeiro Centenário de Passo Fundo, foram algumas formas que a associação encontrou para divulgar as empresas e a produção local ao longo dos anos.

Presidente fala da relação entre a entidade e o Diário da Manhã
Para o presidente da Acisa, Marco Mattos, o Jornal Diário da Manhã tem fundamental importância na história e na vida ativa da Acisa. “No ano que vem, a Acisa completará 95 anos. Se nós formos buscar nos arquivos do jornal Diário da Manhã, vamos ver toda a história dessa entidade que representa o setor empresarial. Poderemos ver ainda nas edições antigas, que desde a década de 1970, mais ou menos, a Acisa, junto com as entidades constituídas, já lutavam pela melhoria do aeroporto, por exemplo, e o DM, ele tem essa importância porque registrou todos os fatos relacionados à entidade”, reforça o presidente.

Ele destaca que quando mesmo diante da celeridade dos meios de comunicação pelo rádio, internet, redes sociais e outras tantas alternativas de comunicação, o jornal permanece vivo.  “O jornal consegue ocupar esse cenário indispensável na vida do homem e da mulher, que é aquele o momento em que ele senta para ler o jornal. Parece bobagem essa frase que estou falando, mas não é. É um fato que é histórico porque o sentar significa repousar, o ler se significa me sentir atualizado e ter um jornal como o Diário da Manhã, que conta a história da cidade, que conta a história do Estado, que fala do país, é muito bom”, argumenta Mattos.

Para ele, neste contexto, a relação da Acisa com o Diário da Manhã é de longa data e também madura, pois permite a construção de uma caminhada diária que tem sido muito exitosa. “Em 2015, a Expoacisa está em sua 11ª edição. Quando nos lembramos da primeira, podemos ver que o jornal Diário da Manhã estava conosco. Então, isso é bonito de se falar, porque são dez anos. É um tempo longo para pessoas que fazem voluntariado e é um tempo longo de reconhecimento de uma empresa jornalística para aquelas pessoas que dedicam o seu tempo a favor da comunidade. É um longo tempo para que uma empresa de comunicação também publique, identifique e valorize os setores produtivos de sua cidade. Com certeza essa parceria com o jornal Diário da Manhã é muito promissora. Ao olhar para o horizonte, me atrevo a dizer que ela é permanente”, completa o presidente. 

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Divulgação ACISA
  • Foto: Divulgação ACISA
  • Foto: Divulgação ACISA
  • Foto: Divulgação ACISA
  • Foto: Divulgação ACISA
  • Foto: Divulgação ACISA

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027