Especial | Passo Fundo 159 anos

Lions Clube: pessoas dedicadas a ajudar o próximo

Lions Clube: pessoas dedicadas a ajudar o próximo
Foto: Divulgação

Os Lions Clubs International, compreendem uma das maiores organizações que prestam serviços humanitários no mundo. Durantes os mais de 50 anos de atuação em Passo Fundo, o Lions Clube já beneficiou e ajudou milhares de pessoas, entre elas, a Sabrina

Aos 14 anos, Sabrina Luz da Silva consultou pela primeira vez no Hospital de Olhos Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto. Hoje, aos 21 anos, como de costume acompanhada de sua mãe, a jovem sonhadora está ainda mais feliz. Sua cirurgia de estrabismo foi realizada há cerca de duas semanas, e sua recuperação está superando expectativas. “Há sete anos eu trago ela para consultar aqui no Hospital de Olhos. Ela tinha estrabismo e o Dr. Adriano, desde a primeira consulta, foi sempre atencioso, foi muito bom, e a cirurgia foi muito bem realizada. Estão todos admirados com a recuperação dela”, conta dona Angela Marisa, mãe de Sabrina. “Além de não precisarmos pagar nada, o atendimento no Hospital é muito bom”, ressalta Angela.

Sabrina não gostava nem de ser fotografada antes da cirurgia. “Eu tinha dor no olho, e não gostava por que ele ficava torto eu tirava foto e não ficava bom”, comenta. “Nas primeiras consultas foi mais tratamento para ver se melhorava, e há pouco tempo que foi decidido pela cirurgia. Demorou somente quatro meses até que o procedimento fosse realizado, foi muito rápido e era tudo que ela queria, por que ela não se sentia bem. E isso vai melhorar a vida dela”, destaca Angela. “Eu ia me esforçar muito, mas não ia conseguir condições para a cirurgia dela, então, graças ao Hospital de Olhos conseguimos”, lembra a mãe.

Viúva, a dona de casa e sua filha são inseparáveis, e estão sempre uma ajudando a outra. “Somos apenas eu e ela, e uma está sempre com a outra. Graças a Deus eu consigo manter ela, fazer o melhor para ela e tudo que uma mãe quer é o bem de seu filho. E mesmo sabendo que é uma cirurgia delicada, graças a Deus está tudo bem”, pontua. O  Hospital de Olhos Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto, foi inaugurado em 31 de maio de 1997 e iniciou os atendimentos em janeiro de 1999, tem caráter regional e abrange uma área geográfica na qual se localizam 80 Clubes de Lions do Distrito LD-7.

Vocação para fazer o bem
Os Lions Clubs International compreendem uma das maiores organizações que prestam serviços humanitários no mundo. São mais de um milhão de pessoas dedicadas a ajudar o próximo, seja através de exames de saúde, apoio a hospitais oftalmológicos, distribuição de cestas básicas e auxílio durante catástrofes. Em Passo Fundo, há mais de 50 anos, o primeiro Clube fundado, foi o Lions Clube Centro, em dezembro de 1959. A IPDG Governadora Imediata, Maria Leonora Ribeiro Martins, faz parte do Lions há 26 anos, e pertence ao Lions Clube Passo Fundo Amizade. “O Lions desenvolve trabalho voluntário, participando de campanhas, que elevam a dignidade humana, amenizando o sofrimento das comunidades carentes do nossa cidade, com  doação de alimentos, agasalhos e outros atendimentos a famílias e entidades que mais necessitam, mas não fica só nisso. Estamos envolvidos em parcerias com a municipalidade e outros órgãos sociais, com os mesmos objetivos”, destaca Maria Leonora, sobre os objetivos do Lions.

Atualmente, o Lions desenvolve quatro grandes campanhas. “No ano em que completa 100 anos - em 2017 -, a Campanha de Inclusão da Criança e Adolescentes, orientando-os para um mundo melhor, através de palestras e workshops nas comunidades e escolas. A segunda campanha e a de Combate a Fome, a terceira é a Campanha de Combate a Cegueira, e para isso os Leões construíram  o Hospital de Olhos do Distrito LD-7, e a quarta companha é a preocupação com o Meio Ambiente, no sentido de arborizar e cuidar dos nossos mananciais hídricos, para que possamos ter água potável no futuro”, comenta a IPDG. Ao longo dos anos, milhares de pessoas, assim como a Sabrina, foram auxiliadas pelos trabalhos do Lions. De acordo com a  Governadora Imediata, Maria Leonora Ribeiro Martins, neste Ano Leonístico, 2.971 pessoas foram atendidas pelo Lions. Nos mutirões de saúde, foram 21.928  pessoas beneficiadas entre crianças, jovens e adultos. Além do público atendido pelas campanhas para um trânsito mais seguro, e outras campanhas sociais.

Ajudar ao próximo, sempre!
Sete Clubes de Lions atendem Passo Fundo, atualmente. O Lions Clube Passo Fundo Centro, Lions Clube Passo Fundo Norte, Lions Clube Passo Fundo Independência, Lions Clube Passo Fundo Integração, Lions Clube Passo Fundo Amizade, Lions Clube Passo Fundo Alvorada e  Lions Clube Passo Fundo 2000. Ao completar 159 anos, Passo Fundo, que conta com centenas de entidades em prol das pessoas carentes, recebe os cumprimentos da IPDG Governadora Imediata, Maria Leonora Ribeiro Martins. “O município de Passo Fundo, que no dia 07 de agosto completa 159 anos de existência, os Lions Clubes em muito têm colaborado com ações nas comunidades, sempre com a finalidade de instruir as pessoas, para que possam viver numa sociedade melhor, mais educativa, dentro da ética e da moral apregoada por seu fundador em 1917, Melvin Jones, na Cidade de Chicago, onde vai se realizar no próximo ano, a maior convenção dos últimos tempos ao completar 100 anos servindo desinteressadamente. É importante, neste momento, parabenizar a nossa Passo Fundo pelos seus 159 anos, hoje mais bela que antes, e o Lions está sempre presente com seus sete Clubes de Serviço, para colaborar sempre que necessário”, finaliza.

Juventude do bem
LEO Clube é um grupo de serviço voluntário juvenil de atuação local, mas organizados via Lions Clube Internacional, sendo compostos por jovens de 12 a 30 anos. O movimento está presente em 140 países, onde realiza atividades em prol da cultura, cidadania, educação, entre outras atividades. Assim, os mais de 144 mil jovens do movimento aplicam o voluntariado para o desenvolvimento pessoal. O LEO Clube no Brasil conta com cerca de 13 mil associados, espalhados em mais de 400 LEO Clubes. Em Passo Fundo, são mais de 20 jovens engajados em transformar a comunidade – um pouco mais a cada atividade. Refundado em 2009, o LEO Clube Passo Fundo realiza atividades que promovam a vida e despertem o espírito de liderança em seus associados. O trabalho e o empenho dos Companheiros já trouxe diversos eventos de LEO clubes à cidade e já rendeu um prêmio internacional de Excelência de LEO Clubes. Além disso, o LEO Clube promove intercâmbio cultural através do Lions.

Benefício à toda comunidade
Entre as maiores contribuições sociais do Lions Clube de Passo Fundo, citam-se, além do Hospital de Olhos Lions Dyógenes Auildo Martins Pinto, o Bazar do Lions e o Acampamento da Criança com Diabetes, realizado em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Universidade de Passo Fundo (UPF), e Grupo Escoteiros Maragatos. O acampamento, por exemplo, reúne crianças de seis a doze anos, para atividades que atentam principalmente ao autocuidado, como a aplicação de insulina. Governador do Distrito LD-7 no Ano Leonístico 1999/2000, José Adalberto Abraão Prates, é CL desde setembro de 1989, quando participou da fundação do Lions Clube Passo Fundo Integração. “Atualmente, estou residindo em Itapema (SC), mas continuo filiado ao Lions Clube Passo Fundo Integração”, comenta. Para ele, o Lions Clube desenvolve suas atividades em benefício da comunidade, somando-se ao esforço de órgãos governamentais e não-governamentais. “Entendo e acredito, e é por esta razão que do Leonismo participo, que um Lions Clube cumpre importante papel no desenvolvimento de uma comunidade. Não apenas pela execução de atividades que beneficiam diretamente os cidadãos (construção de creches, escolas, asilos, capelas funerárias, dentre outras), mas pela colaboração que oferece ao Poder Público e a entidades não governamentais no alcançamento das metas por eles perseguidas. Tudo o que fazemos em benefício da comunidade soma-se ao esforço empreendido pelos órgãos governamentais e não governamentais”, destaca.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027