Diário da Manhã

Especial | Passo Fundo 159 anos

Um olhar para a aproximação familiar

Um olhar para a aproximação familiar
Foto: Divulgação

Com foco voltado para a defesa de direitos da criança e do adolescente, a Socrebe realiza atividades educacionais, pedagógicas e sociais para proteger jovens e contribuir com o processo de aprendizagem

Há 55 anos, a Sociedade Cultural, Recreativa e Beneficente São João Bosco (Socrebe) intensifica o processo de ensino aprendizagem e socioassistencial visando políticas de defesa dos direitos das crianças, adolescentes e famílias. Com o foco voltado para crianças em situação de vulnerabilidade, a instituição trabalha para desenvolver assistência às crianças e famílias, além de valorizar e fortalecer o laço e a convivência social e familiar. Atualmente, 654 famílias são cadastradas na Socrebe.

Com uma área de 11.020,30m², a Socrebe atende 530 crianças desde a creche (crianças de quatro meses a dois anos e seis meses) até a educação infantil (a partir dos quatro anos). O ambiente voltado para o desenvolvimento e de acolhimento foi fundamental para a professora de Educação Infantil da instituição, Léia Mara Oliveira, matricular seus dois filhos desde os primeiros meses. ''É um espaço acolhedor. As crianças se sentem felizes em vir para aula, porque gostam do ambiente, dos professores. Quando elas estão em casa, sentem falta da Socrebe. Isso é bom porque mostra o cuidado que os professores têm com eles'', declara.

A Socrebe trabalha com três programas: Educação Infantil, por meio da Creche São Francisco, que atende 30 crianças em turno integral, e da Escola de Educação Infantil São Francisco, que atende 220 crianças em turno integral e parcial. Já o Programa Cidadania (PROCID) visa atender adolescentes em turno alternados das Escolas em que estudam. Hoje, são cerca de 280 crianças que têm a oportunidade de participar de oficinas pedagógicas e inclusão produtiva do programa. O Programa Família Cidadã (FACID) busca o apoio e o acompanhamento às mais de 350 famílias da comunidade por meio de encaminhamentos e atuação preventiva, assegurando os direitos sociais e evitando a violação dos direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.

Preocupação social
A coordenadora pedagógica da Socrebe, Gissélia Sabaranski, garante que, além do desenvolvimento próprio, a Socrebe tem foco voltado para a carência. Por isso, é papel da instituição cumprir seu papel social. ''As crianças não mentem, traduzem no olhar o que estão passando em casa. Portanto, nós buscamos garantir os direitos delas aqui. Trabalhamos com a função social há muito tempo'', afirma. A assistente social da Socrebe, Mônica Aguirre, lembra que a demanda era pequena no início mas expandiu com o passar dos anos. ''A gente faz o acompanhamento do grupo familiar de todas as crianças inseridas aqui. Quando há situação de risco e as crianças não estão comparecendo, nós vamos atrás. Hoje são muitas famílias cadastradas conosco'', declara. 

Socrebe
A instituição iniciou nos anos 1960 por um grupo de religiosas em uma vila bastante carente de Passo Fundo. A Socrebe tornou-se um marco de organização e competência no enfrentamento dos problemas mais elementares da comunidade. A área de abrangência da Socrebe engloba a Vila Santa Marta, Vila Donária, Vila 20 de setembro, Loteamento Força e Luz, Loteamento Menino Deus, Loteamento São Geraldo e Loteamento PSH. As atividades da instituição são mantidas por convênio com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), além de campanhas próprias da Socrebe e doações de pessoas físicas e jurídicas. Todas as crianças matriculadas na instituição passam por processo avaliativo por professores e diretores.

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Édson Coltz / DM

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027