Natal 2017

Noel: a mudança na imagem do símbolo do Natal

Noel: a mudança na imagem do símbolo do Natal
Foto: DM/Alessandro Tavares/ Elicia da Silva e a neta Isadora

Seria o Papai Noel um indivíduo tímido ou apressado demais? 

Seria o Papai Noel um indivíduo tímido ou apressado demais? Aos oito anos, Isadora Rauber da Silva já viu o Papai Noel de longe, mas ele nunca lhe entregou em mãos o presente de Natal. A menina que afirma não ter medo do Papai Noel conta que gostaria de conversar alguns minutos com ele, porém, todos os anos, seu presente tem sido deixado próximo do pinheiro de Natal ou escondido em algum dos cômodos da casa.

Isadora mora com a avó Elicia da Silva, que tem 64 anos, e até oito anos atrás a família não tinha o costume de montar uma árvore de Natal ou de enfeitar a casa com motivos natalinos, foi depois que a neta passou a morar com os avós, ainda no primeiro ano de vida, que Elicia decidiu começar a montar um pinheiro de Natal e a decorar a casa.

Embora seja visto de perto por poucos, é amado por quase todos, e é também um bom case de marketing, afinal há alguns anos atrás a imagem que muitas das crianças tinham era de que o Papai Noel, além de um homem que trazia presentes, também era o homem que tinha sempre consigo uma varinha, geralmente de marmelo, para acertar as crianças que tiveram mau comportamento durante o ano.

A avó de Isadora, conta que não tinha boas lembranças sobre o Natal em sua infância, pois na sua juventude, ao contrário da figura bondosa e carismática que a maioria das pessoas tem do Papai Noel hoje, quando criança o Papai Noel era o homem que vinha com vara, e nem sempre trazia o presente. “Quando eu era criança, diziam que o Papai Noel vinha das nuvens, mas o Natal era um tempo que a gente sempre ficava com medo. O Papai Noel vinha para surrar a gente”, conta Elicia. Ella relembra que foi ouvindo uma conversa entre seus pais que descobriu sem querer que o Papai Noel não vinha das nuvens como imaginava. “Ouvi meu pai dizendo para minha mãe que ele achava que eu já não acreditava mais no Papai Noel, lembro que fiquei muito triste, pois, até ouvi-lo dizer aquilo, acreditava que o Papai Noel existia e que vinha das nuvens” conta.

A avó recorda que no Natal daquele ano ganhou de presente uma calça, e sua irmã, uma boneca que chorava. No entanto, com a boneca, nem sua irmã, nem Elicia puderam brincar. Os pais de Elicia deixaram o presente ao lado da cama da irmã e, assim como pedido, a boneca que na época era feita de um material semelhante a gesso, chorou, assustando a menina que dormia e que com o susto deixou a brinquedo cair da cama. Assim o presente, mesmo sem uso, acabou quebrando. Como de costume, neste ano é debaixo, ou lado da árvore de Natal, que Isadora pretende encontrar seu presente de Natal.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027