Especial | Acampamento Farroupilha - Erechim

Evento inovador e de sucesso

Evento inovador e de sucesso
Foto: Divulgação

MTG avalia positivamente mudanças realizadas nesta edição do AF

A 7ª edição do Acampamento Farroupilha de Erechim chegou em 2015 trazendo consigo a expectativa por inúmeras mudanças ocorridas do ano passado pra cá. A transferência de endereço, deixando de ser no Seminário de Fátima e passando a acontecer no Parque da Accie, foi a primeira incógnita. Em seguida, a superação da morte precoce do líder da Comissão Executiva, Zulmir Sotoriva, que ocorreu durante o evento há exatamente um ano. A atual situação política e econômica do Estado e do país, também serviram de entraves.

Embora houvessem tamanhos empecilhos, o evento conquistou o mérito de ser o 2º maior do Estado, perdendo apenas para a Capital, Porto Alegre, e ganha ainda mais credibilidade a cada dia. “Vivemos em uma encruzilhada entre abandonar tudo após a perda do Sotoriva que foi um grande amigo e companheiro na batalha por tornar o Acampamento o evento que é hoje, ou manter as atividades já propostas e manter ativo o trabalho de um grupo que já estava constituído e cumprindo muito bem o seu papel. Optamos por seguir em frente e hoje nos orgulhamos disso”, comemora o coordenador e tesoureiro da 19ª Região Tradicionalista do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, Vaneres João Rigo, que completa, “O Acampamento em si, em questão de público, ainda no 3º dia já nos mostrou que o local é satisfatório e que o público aprovou a mudança”

Para ele, o que faz a grandeza do evento é a missão de educar para a cultura gaúcha, transmitindo conhecimentos e disseminando o amor por este chão. “Não viemos aqui apenas para comer e beber. Ser gaúcho é modo de viver”, frisa.

Rigo se refere as oficinas culturais que se propõe ampliar o conhecimento principalmente das crianças acerca da formação do Rio Grande do Sul.

O restaurante típico e as oficinas são o diferencial do evento em relação aos demais realizados no Rio Grande do Sul, uma vez que prezam pela educação cultural e tradicionalista, dando evidência à formação dos gaúchos desde pequenos. Este dever é cumprido pelas oficinas culturais que receberam ao longo de toda a semana, centenas de crianças e jovens de todas as idades para aprenderem mais sobre a formação ideológica e os valores do gauchismo. “As gincanas definitivamente cumprem o seu papel, e são atrativos para crianças, jovens e adultos”. 

Fotos

Clique na imagem para ampliar

  • Foto: Angelita Rossetto / DM
  • Foto: Angelita Rossetto / DM

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027