Diário da Manhã

Saúde

Cirurgia de Parkinson inédita é realizada no HSVP

Autor: Fonte externa
Cirurgia de Parkinson inédita é realizada no HSVP
Foto: Divulgação / HSVP

A implantação de técnicas de vanguarda para minimizar os impactos das doenças crônicas, como a Doença de Parkinson, tornou-se realidade no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, com a realização em julho, da primeira cirurgia de Parkinson através da Estimulação Cerebral Profunda. Com o inédito procedimento, pela primeira vez realizado no interior do estado, a equipe do neurocirurgião Leonardo Frighetto tem o intuito de tornar a cirurgia de Parkinson referência no HSVP.

O procedimento mudou a realidade de uma paciente que há 15 anos sofria com os sintomas limitantes da doença. A paciente de 59 anos, reside em Não-Me-Toque e apresentava grande limitação em suas atividades diárias, precisando inclusive de cadeira de rodas para sua locomoção. Segundo a descrição do neurocirurgião, ela apresentava tremor, rigidez e significativa lentidão dos movimentos. "É o chamado Parkinson refratário que não responde à terapia medicamentosa. A paciente estava em um estágio avançado da doença, tendo usado todos os medicamentos possíveis, que depois de um tempo, já não faziam mais efeito".


Foto: Divulgação / HSVP

A cirurgia consiste em implantar eletrodos no cérebro, que são conectados a um gerador semelhante a um marcapasso, visando gerar estímulos para melhorar os sintomas do Parkinson. "Os eletrodos são implantados em locais específicos do cérebro que são localizados através de um equipamento denominado de arco estereotáctico. Através da utilização de imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética de alta definição, o equipamento permite a localização cerebral tridimensional com precisão milimétrica", explica Frighetto.

Conforme o neurocirurgião, o procedimento é realizado com o paciente acordado, em virtude de que a posição final dos eletrodos é determinada mediante as respostas do paciente durante a cirurgia. Nesse sentido, Frighetto informa que após os eletrodos serem implantados podem ser ajustados, com mais ou menos estímulo conforme a necessidade.

A primeira cirurgia de Parkinson teve oito horas de duração e a paciente recebeu alta hospitalar em três dias. O impacto positivo do procedimento é comemorado pela equipe de Frighetto, que atua há mais de 10 anos em Porto Alegre, tendo realizado mais de 50 casos deste tipo de cirurgia. "Seguimos acompanhando a paciente que, desde o momento da cirurgia, tem apresentado diariamente melhoras significativas de seus movimentos e de sua qualidade de vida".


Foto: Divulgação / HSVP

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027