Diário da Manhã

Estado

Estado deixa de repassar salário de funcionários do Hemopasso

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Estado deixa de repassar salário de funcionários do Hemopasso
Foto: Arquivo / DM

Administração municipal está fazendo o pagamento da folha do hemocentro desde março, quando o repasse da verba para o acerto salarial da instituição foi interrompido

Há mais de quatro meses, o salário de todos os funcionários do Hemopasso têm sido pagos pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo. O governo do Estado, que é responsável pela verba para pagamento da folha salarial dos funcionários, não está realizando o repasse destes valores.

Conforme relatou Luiz Artur Rosa Filho, Secretário de Saúde da administração municipal, o fato ocorre desde o mês de março, quando o Estado teria repassado a competência de fevereiro. Desde então, nenhum valor foi enviado ao município, que também não recebeu nenhuma informação sobre o motivo da interrupção dos repasses. Artur afirmou em entrevista que toda informação que recebeu foi através de terceiros. “Pelo que fiquei sabendo, com o fim da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), que era a fundação estadual que fazia a gestão destes convênios, eles estão com alguma dificuldade, e que haveria atraso em todos os bancos de sangue do Estado, não apenas em Passo Fundo”, afirma o secretário de saúde. O Estado reconheceu três meses de atraso, que seriam referentes a março, abril e maio.

A folha de pagamento está sendo quitada com recursos do município. “Trabalham mais de 30 profissionais no Hemopasso, todos com o salário em dia, pagos pelo município, e nós não recebemos do Estado esses valores desde março”, reiterou Luiz Artur. Segundo o secretário, o órgão deve ser mantido em pleno funcionamento devido à sua importância, pois o banco de sangue abastece Passo Fundo e toda a região. “O Hemopasso não pode parar, ele fornece sangue para 50 hospitais e 150 cidades”, comenta.

A administração municipal enviou, na manhã de quinta-feira (17), uma notificação ao governo estadual, solicitando a quitação do débito no prazo máximo de cinco dias úteis. “Isso foi feito via procuradoria do município, não nos envolveu diretamente como secretaria”, relatou o secretário de saúde. A redação tentou contato com a Hemorrede Pública do Rio Grande do Sul, departamento responsável por seis hemocentros em todo o Estado, porém não obteve retorno.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027