Em julho, mais carazinhenses foram admitidos do que a quantidade de pessoas que entraram na lista de desempregados. Além disso, contrariando a tendência de todo o primeiro semestre, ocorrem mais retiradas do que inserções no SPC
Embora a quantidade de inserções e retiradas no cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC variem mês a mês, os dados do SPC em Carazinho mostram que se somadas as variações no acumulado dos sete primeiros meses do ano houveram 1794 inserções a mais no sistema do que número de exclusões. A pesquisa indica que em todos os meses do primeiro semestre houve mais registros no SPC do que desvinculações. No entanto, o primeiro mês do segundo semestre quebrou a tendência.
Em 2017, julho foi o primeiro mês do ano em que o sistema teve mais exclusões do que inserções, a diferença foi de 39 registros a menos. No mês de janeiro o SPC em Carazinho teve 988 inserções e 656 exclusões. Em fevereiro tinham sido 778 inserções e 598 exclusões, março 1255 registros e 805 exclusões. Abril teve 1174 inseridos e 807 retirados do sistema. Maio teve 998 inclusos e 853 que saíram do SPC. Junho foi o segundo mês do ano até aqui em quantidade de inserções, foram 1169 contra 810 retiradas, porém em julho além do número de inserções ter reduzido em pouco mais de 31% em relação ao mês anterior também o montante de inserções foi menor do que as exclusões tinham sido 803 cadastrados e 842 excluídos.
A relação do SPC considera apenas os lançamentos mensais e não aparecem na relação, os registros prescritos, que são aqueles que baixam automaticamente do sistema após os cinco anos. E a quantidade de registros prescritos passam de 1200 no primeiro semestre. O diretor executivo da CDL, Vanderlei Conte, destaca ainda que em 2016, para efeito de comparação, se teve mais registros quem em 2017 na ordem de aproximadamente 3%. Atualmente existem cerca de 20.800 registros no SPC de Carazinho e, entre CPFs e CNPJs, cerca de 10.300 negativados, sendo que o valor total registrado, ultrapassa os R$ 5.7 milhões
Comparativo entre inserções e exclusões no SPC
Relação entre desemprego e inserções do SPC
Quando comparado os dados do SPC com os indicadores do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, nota-se que embora no que se refere a empregos o saldo entre contratações e demissões tenha sido positivo apenas nos meses fevereiro, março e julho quando lançados em gráfico ambos os dados, nota-se que o comportamento das linhas sobre a relação de emprego e desemprego e a de inclusões e exclusões no cadastro do SPC traçam linhas com padrões semelhantes. Dados do (CAGED) mostram que em Carazinho no mês passado houveram 24 contrações a mais do que a quantidade de demissões. Mesmo com o saldo positivo de julho, no acumulado do ano a cidade registra 160 demissões a mais do que admissões.
Comparativo de admissões e desligamentos nos sete primeiros meses do ano conforme Caged
Comportamento das relações de emprego e desemprego e as inserções e exclusões do SPC tem traço semelhantes