Diário da Manhã

Economia

Eletrocar terá novo sistema de emissão de faturas

Autor: Alessandro Tavares
Eletrocar terá novo sistema de emissão de faturas
Foto: DM/Alessandro Tavares

A partir do dia 26 de outubro, a Eletrocar começa a operar um novo sistema para a leitura e emissão instantânea da fatura de energia elétrica aos consumidores do perímetro urbano. A nova modalidade passará a ser usada em todos os municípios da área de concessão da empresa e a tendência é de que a cobertura total dos perímetros urbanos destes, com o uso da tecnologia, se dê até o mês de novembro.

Em Carazinho, conforme o gerente comercial da empresa, Fernando Vanin, já na próxima semana uma parcela da cidade passa a ser atendida pela nova sistemática. “É um modelo similar ao da Corsan. O consumidor passa a receber a fatura no mesmo ato da leitura. É um processo mais eficaz e transparente de leitura e impressão”, detalha Vanin.

O servidor ressalta que hoje os leituristas colhem os dados no medidor e levam as informações para a sede da Eletrocar onde estas são analisadas para depois os boletos sejam envelopados e entregues. O lapso temporal entre a leitura, e a fatura ser de fato entregue ao consumidor é de cerca de uma semana. Com a nova metodologia de trabalho o leiturista emite a fatura logo em seguida da leitura pois estará munido com uma impressora.

Os dados sobre a leitura lançados no aparelho são também quase que instantaneamente disponíveis no escritório da empresa. Conforme Vanin, em um primeiro momento não haverão alterações em relação ao dia de pagamento das faturas. “Inicialmente todos os vencimentos serão mantidos do jeito que estão, mas com o tempo deverão ser feitas algumas adequações. Estaremos analisando se ha possibilidade ou não, de alteração de algumas datas de vencimento da fatura, algumas rotas de leitura poderão ser remanejadas, mas tudo isto a comunidade será comunicada com antecedência”, comenta Vanin.

O gerente conta que as equipes que farão o serviço estão em treinamento e ainda na próxima leitura o sistema será mesclado, sendo que uma parte dos consumidores devem receber os documentos já em novo modelo e outros ainda no sistema envelopado. “O processo de emissão de fatura deve ficar mais ágil e transparente, pois permitirá ao consumidor saber o consumo real naquele momento e diminuiremos os gastos, pois vamos melhorar com isto a nossa operação logística, mas é importante que a comunidade nos auxilie e dê acesso ao servidor ao ponto de medição para que a leitura possa de fato ser correta”, alerta Vanin.

O gerente explica que mesmo com a nova modalidade o quadro de funcionários que desempenham a atividade deve se manter o mesmo, e comenta que o tempo para a leitura deve ser um pouco maior a partir de então, pois agora, além de verificar o indicativo do medidor o profissional também deve imprimir e entregar a fatura.

Ainda segundo Vanin, a entrega da impressão também faz parte do processo e os consumidores devem assinalar onde estão as caixas de correspondências ou indiquem onde a fatura deve ser entregue. Para os consumidores da área rural a sistemática em relação a fatura continua sem alteração. O investimento da empresa no novo sistema foi cerca de R$ 150 mil.

  

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027