Diário da Manhã

Agro Diário

CUFA completa dois meses de atividades

Autor: Daniel Rohrig
CUFA completa dois meses de atividades
Fotos: Divulgação/CUFA

Organização sem fins lucrativos atende crianças e adolescentes da periferia de Passo Fundo

São pelo menos sessenta crianças que ocupam o turno inverso ao da escola com atividades promovidas pela Central Única das Favelas (CUFA) toda a semana em Passo Fundo. Mas a rotina de destinar o tempo livre em ações de cunho social e educativo é recente para a comunidade do bairro Zachia. Há dois meses, a organização sem fins lucrativos atua na comunidade buscando promover a capacitação educacional, entre outras atividades.

Conhecida nas esferas nacional e internacional pelas ações desenvolvidas nos campos político, social, esportivo e cultural, a CUFA chegou em Passo Fundo no dia 14 de agosto deste ano. O evento de lançamento teve a participação massiva de 600 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A maioria, alunos da Escola Municipal Guaraci Barroso Marinho, local em que o grupo desenvolve as dez oficinas que ministra atualmente.

Na linha de frente do projeto no município, Guilherme Barreto e Marcelo Godói avaliam de forma positiva o segundo mês da CUFA. “O projeto existe há 20 anos em todo o país. Aqui na cidade, a gente já iniciou de forma bastante ativa. Estamos sempre em movimento para atrair o máximo de jovens para a CUFA. Agora em dezembro, nós planejamos nossa próxima ação, já voltada para o natal da comunidade” pontua Barreto.

A ação na qual Barreto se refere diz respeito ao “Natal Porta a Porta” que será desenvolvido no próximo dia 17 de dezembro no Zachia. A atividade consiste em arrecadar brinquedos através de doações e reverter às crianças carentes do bairro. Atividades semelhantes ocorreram no Dia da Criança, em que uma parceria com a Cufa Frederico Westphalen garantiu uma tarde repleta de atividades. A satisfação das crianças beneficiadas e voluntários do projeto é compartilhada através do perfil da Cufa nas redes sociais, auxiliando na divulgação das atividades.

Parceiros

Para manter a abrangência, a Cufa conta com mais de quinze parceiros em Passo Fundo. Os recursos vêm de doações e da lei de incentivo a cultura. A Associação Passo-fundense de Basquete (APFB) está entre um dos principais parceiros, ao lado do Grupo Ritornelo de Teatro, Associação de Moradores do Bairro Zachia e demais instituições que contribuem para a realização das oficinas.

Para o presidente da APFB, Cimarrom Martins, a ideia de fortalecer os laços com a CUFA partiu desde o início. “Estamos com uma oficina fixa de basquete e tentando recursos através dos órgãos públicos para ampliar todo esse trabalho. Todo mundo sai ganhando com esse alinhamento de tirar as crianças das ruas e através do esporte, integrar todo esse pessoal que tanto precisa de atenção e investimento” comemora.

Abrangência para 2018

Barreto projeta ampliar a abrangência da CUFA para outros bairros da periferia de Passo Fundo no ano que vem. “Nós estamos em constante diálogo com lideranças comunitárias e buscando novos parceiros para que em 2018 a Cufa possa beneficiar outros bairros carentes aqui da cidade e com isso, reforçar o protagonismo do nosso grupo” pontua. Também para 2018, o grupo sonha com uma sede própria, que possa carregar a identidade do projeto e abraçar um número maior de jovens nas oficinas.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027