Diário da Manhã

Agro Diário

Escola Benoni Rosado apresenta problemas estruturais

Autor: Matheus Moraes
Escola Benoni Rosado apresenta problemas estruturais
Foto: Matheus Moraes/DM

Após um ano e quatro meses de reforma, educandário municipal está com infiltração em salas de aula e parquês soltos. Secretaria Municipal de Educação garante que empresa responsável

Entregue reformada em junho de 2016, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benoni Rosado, no bairro São José, apresenta problemas estruturais após um ano e quatro meses. As reclamações foram pauta de uma reunião promovida pela Associação de Pais e Professores (APP) da escola, direção, vereador Patric Cavalcanti (DEM), comunidade e representantes da Secretaria Municipal de Educação. A comunidade solicita que reparos sejam realizados, em razão de que o educandário está com problemas de infiltração no pátio e em salas do interior do prédio. Além disso, com ampliação do prédio, um dos portões laterais está totalmente bloqueado para o acesso de veículos.

A diretora da escola Benoni Rosado, Gizela Oliveira, relata que os problemas surgiram cerca de seis meses após a reforma do local, que havia sido atingido por um incêndio em 2015. De acordo com ela, a infiltração de água e a umidade nas salas de aula amolecem os parquês, que se soldam e causam perigo para as crianças. “Temos problema com infiltração, que é o nosso principal problema. Essa infiltração gera problema no parquê, que levanta e se torna perigoso. A gente não gosta de ver as coisas assim, mas não temos verba para isso. O que recebemos é muito pouco”, desabafa.

Segundo a diretora, alguns ofícios foram entregues para a Prefeitura de Passo Fundo para que reparos fossem realizados. Ela relata que a caixa d'agua do educandário não oferece acesso para realizar a limpeza. O forro de PVC da biblioteca está quebrado e será trocado em breve. Além disso, o portão de entrada e saída de veículos é inacessível, em razão de que, com a ampliação da escola, uma das paredes fica de frente para o que deveria ser acessível. “Na verdade, poderia ser feito uma drenagem no pátio para resolver o problema da infiltração. Foi tudo construído muito rapidamente, porque era emergencial. As crianças estavam mal acomodadas, dependiam de transporte para ir no Antigo Patronato. Acho que faltou um pouco mais da empresa, porque o acabamento foi mal feito”, declara Gizela.

A escola solicita que os reparos sejam feitos com projeção no futuro. É um dos receios da instituição que os problemas se agravem com o tempo, visto que apresentou danificações ao prédio meses após a reforma. “A longo prazo pode comprometer toda a estrutura da escola. Pode soltar todos os parquês. Queremos que se faça a drenagem, os reparos. Talvez, com mais um inverno pela frente, no ano que vem, as coisas possam complicar”, pontua a diretora da Benoni Rosado.

Empresa responsável pela obra será notificada

A empresa terceirizada responsável pela reforma da Escola Benoni Rosado será notificada pela Prefeitura de Passo Fundo, de acordo com o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão. “Nossa preocupação é com a estrutura, porque isso é obrigação da empresa, decorrente da execução da obra”, dispara. Ele relata que existe garantia de cinco anos da obra. Por isso, será necessário iniciar tratativas com a Secretaria de Planejamento e a Procuradoria-Geral do Município para resolver a situação, além de notificar a empresa responsável. “Para apresentar goteira, algo foi mal instalado. Agora é buscar recurso com a Seplan, PGM, junto com a construtora. A própria direção já havia nos apontado algumas falhas. É começar o processo de notificar a empresa, esperar o prazo dela receber a notificação para corrigir as falhas da obra. Nós temos que cobrar, porque a escola não pode ficar na situação que se encontra”, afirma Brandão.

Quadra de esportes deverá ser fechada

Em trâmite, o projeto que visa o fechamento da quadra de esportes da Benoni Rosado já obteve aval do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), de acordo com o vereador Patric Cavalcanti (DEM). A verba destinada para o fechamento é de R$ 300 mil. Segundo o parlamentar, o prefeito Luciano Azevedo garantiu que o projeto deve ficar pronto ainda em 2017, o que deve determinar a confirmação da verba.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027