Diário da Manhã

Cultura

Tarde cultural na Biblioteca

Autor: Alessandro Tavares
Tarde cultural na Biblioteca
Foto DM/Alessandro Tavares

Mais do que ofertar livros e acesso a internet é meta da Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho é ofertar cultura em diferentes linguagens e para diferentes públicos. Na tarde desta terça-feira (07), foram   recebidos na biblioteca pouco mais de 30  pessoas atendidas pelo CRAS do Bairro Ouro Preto. Durante a programação foram ofertadas palestra educativa e atividades lúdicas e de entretenimento. Os músicos Acácio Souza e Paulo Müller iniciaram a programação, seguida de apresentação do Projeto Pinóquio. O Farmacêutico Mauro Mazutti fez palestra com o tema “Descomplicando doenças” que é o título de seu livro recentemente publicado.   

“Nesta palestra o foco é passar dicas de uma  forma simples sobre doenças, principalmente as mais comuns quando do  envelhecimento, no intuito de mostrar que  é possível conviver e viver  melhor com doenças crônicas quando estas  forem  controladas. Além de dicas sobre  convivência e espiritualidade que possam  fazer as  pessoas melhorarem suas  relações com os demais comenta” Mazutti. O farmacêutico ainda  entregou exemplares de seu livro que passa a compor o acervo da  Biblioteca. “Nós temos procurado fazer além do protocolo, desde fevereiro temos um planejamento onde estão previstas atividades que vão além das paredes da biblioteca. Mais do que leitura a proposta é de levar cultura no mais amplo aspecto para a comunidade e estamos felizes com apoio que temos recebido da Secretaria de Educação e Cultura e com os resultados na comunidade”, comenta o coordenador da Biblioteca, Lúcio Martins Pinto.

Segundo o educador, no decorrer deste ano foram promoviso vários debates e palestras sobre as mais  diferentes temáticas. “Nas mais diferentes discussões e temas muitas críticas são feitas, mas a mais importante é aquela que é construtiva, por isso temos promovido vários encontros para que através destas interações as pessoas formem opiniões e ideias”, declara o coordenador.

O professor também revela que até o final deste ano a proposta da “Mala Literária” será ampliada. Hoje a biblioteca mantém duas malas com obras literárias e DVDs que circulam pelos estabelecimentos comerciais   de modo que os trabalhadores do comércio que por vezes não tem tempo de irem até a biblioteca para buscar  um livro possam o fazê-lo diretamente na empresa em que atuam quando da presença da mala na firma. Ainda conforme Lúcio, até o final  deste  ano outras duas malas que estão sendo organizadas devem   começar a circular pelas empresas da cidade. Por dia a média de atendimentos na Biblioteca e no Telecentro gira em torno de 60 pessoas.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027