Diário da Manhã

Educação

Cpers sugere recuperação da aulas em 2018

Autor: Redação Diário da Manhã
Cpers sugere recuperação da aulas em 2018
Foto: Divulgação/Seduc

Sindicato propôs ao Governo do RS regularizar o ano letivo de 2017 após férias de 45 dias. Proposta foi recebida com surpresa pela SEDUC

O Comando Estadual de Greve do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) entregou, nessa terça-feira (07), à secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, o documento com as contrapropostas para o fim da paralisação, construídas com base nas assembleias regionais realizadas nos 42 Núcleos do Sindicato. Após dois meses de greve, uma das exigências requeridas pela categoria causou surpresa ao Governo do Estado. De acordo com o documento, o ano letivo de 2017 seria recuperado a partir de março de 2018, depois que os professores tenham asseguradas as férias de 45 dias a partir de janeiro.

Para a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, a proposta trazida pelo sindicato foi uma grande surpresa. “Desde 1979, na primeira greve do magistério, até hoje, é a primeira vez que vejo apresentarem uma proposta dessas: encerrar a greve, fazer as férias dos professores e voltar depois para cumprir o ano letivo de 2018", afirmou.

Wortmann ressaltou que a recuperação dos dias de greve para os alunos é uma condição indispensável para o êxito das negociações. "O aluno está em primeiro lugar. Estamos trabalhando no sentido de que aquelas escolas que fizeram menor tempo de greve já estejam recuperando o conteúdo. Só aquelas que continuam em greve é que terão de fazer novo calendário". Ela lembrou que isso sempre foi um acordo de final de greve, e nunca uma proposta trazida à mesa pelos grevistas.

"Eles estão propondo que as férias sejam preservadas. Se com isso, nesses 45 dias, não houver a possibilidade de fazer a recuperação para o professor entrar em férias, o ano letivo seria retornado em março. Todos os mínimos de ano letivo do calendário escolar - 200 dias letivos e 800 horas/aula - são determinações de uma lei federal, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para todo o país. O ano letivo só será integralizado se houver o cumprimento desses limites. Entendo que, para cumprir, não pode fracionar", reforçou a secretária.

Na região

Os impactos na região de Passo Fundo variam conforme a adesão das escolas ao movimento. O diretor do 7º Núcleo Regional do Cpers, Orlando Marcelino da Silva Filho, reforça que os 45 dias de férias são garantidos por lei e não podem ter relação com a manifestação contra o parcelamento dos salários. “Existe uma série de exigências que dizem respeito a recuperação das aulas. A alternativa que encontramos foi recuperar  os dias parados e ainda assim garantir as férias dos professores” explica o diretor. Se a medida for acertada, o ano letivo de 2018 teria seu início adiado para a segunda quinzena de março.

O 7º Núcleo o Cpers ressalta ainda que há uma previsão de recuperação dos dias parados até o fim de janeiro. Após a recuperação, os professores cumpririam os quarenta e cinco dias de férias e logo após, o ano letivo de 2018 teria início.

O levantamento feito pela Seduc nesta segunda-feira (06) a partir de informações das 30 Coordenadorias Regionais aponta que 2.466 alunos haviam feito transferências, dos três anos do ensino médio e do nono ano do fundamental, referente ao remanejo. Em greve total, são 68 escolas (2,7% entre as 2.545), dez a menos do que na semana passada.

O Cpers exige ainda que, para encerrar a paralisação, não haja nenhuma punição ao servidor que fez greve como, por exemplo: alteração de designação, diminuição da carga horária, perda de convocação e fechamento de turmas. Também solicitou a garantia do fim do parcelamento dos salários até o final de dezembro deste ano.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027