
Instituições se mobilizam e realizam ações em prol do combate ao câncer de próstata
O laço de fita azul marinho predomina os cenários durante o mês de novembro. Conhecido internacionalmente por prever ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, novembro foi o mês escolhido pois celebra na próxima sexta-feira (17) o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A Campanha Novembro Azul é uma das formas de expandir informações e incentivar o diagnóstico precoce de um dos cânceres que mais afeta a saúde dos homens.
Em Passo Fundo, o Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), a Clínica Kozm e outras instituições, se unem novamente neste mês de novembro, como fizeram no Outubro Rosa, para realizar diversas ações em prol da prevenção do câncer de próstata e da saúde do homem. As ações da campanha Novembro Azul em Passo Fundo serão realizadas no Bella Città Shopping, no Espaço Azul, localizado no 2º andar.
São mais de 1,1 milhão de diagnósticos por ano no mundo de câncer de próstata e 61 mil diagnósticos no Brasil. No Rio Grande do Sul, mais de 6 mil casos são diagnosticados anualmente, causando mais de mil mortes por ano. Passo Fundo está entre os 10 municípios com mais mortes por esse tipo de câncer no Estado, conforme dados do DataSUS.
Mortalidade do câncer de próstata no RS
Os municípios que mais registraram mortes por câncer de próstata no Estado no ano de 2015, conforme dados do DataSUS, são: Porto Alegre (148 mortes); Caxias do Sul (42 mortes); Pelotas (33 mortes); Santa Maria (31 mortes); Canoas (29 mortes); Rio Grande (18 mortes); Passo Fundo e Bagé (com 17 mortes cada); Gravataí, Sapucaia do Sul, Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo (com 16 mortes cada); Viamão (15 mortes); e Alegrete (12 mortes).
“Precisamos falar do diagnóstico precoce que se dá pelo acompanhamento das características da próstata de cada homem. É preciso identificar o tamanho da próstata e a consistência dela, se existem nódulos ou não, e ainda identificar o nível do antígeno prostático específico (PSA), por meio de exame de sangue. Essas características vão apontar um critério de acompanhamento que é individualizado para cada situação”, ressalta o oncologista clínico do CTCAN, Álvaro Machado.
Programação
Uma Feira de Saúde será realizada no dia 17 de novembro, das 18h às 20h, com diversos exames gratuitos: exame de glicemia (HGT); aferição da pressão arterial; avaliação nutricional (IMC); avaliação fonoaudióloga; e teste de visão.
O evento Momento Azul, no dia 21 de novembro, das 18h às 20h, também oferecerá exames gratuitos (exame de glicemia e aferição de pressão arterial). Além disso, contará com uma ação especial do projeto Desenhando Sorrisos. A última ação ocorre no dia 23 de novembro, chamado “Dia da Sensibilização”, com o cadastro de doadores de medula óssea.