Diário da Manhã

Educação

Cpers decide manter paralisação

Autor: Daniel Rohrig
Cpers decide manter paralisação

Em assembleia estadual realizada nessa sexta-feira (10) em Porto Alegre, categoria votou pela continuidade da paralisação que dura há dois meses. Após decisão, Governo suspendeu negociações com os grevistas

A expectativa gerada com o possível encerramento da greve do magistério no Rio Grande do Sul não se confirmou na sexta-feira (10). Uma assembleia realizada em Porto Alegre reuniu aproximadamente 1.700 servidores de todo o Estado para debater o futuro da paralisação que já dura dois meses. A primeira reunião realizada pela categoria, ainda pela manhã, dava indícios de que a paralisação teria fim ainda ontem. Porém, dois terços dos professores optaram pela manutenção do movimento, após impasses entre Cpers Sindicato e Governo.

Um das principais questões que corroboraram para decisão de seguir com a greve está relacionada às férias dos professores entre janeiro e fevereiro. Uma contraproposta apresentada pelo Cpers na última terça-feira (07) sugeria regularizar o ano letivo referente a 2017 com a garantia dos 45 dias de férias da categoria. Nesse contexto, a recuperação do ano letivo poderia estar comprometida, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Sem o recuo do Estado nesta questão, professores optaram pela permanência da greve.

A assessoria de imprensa da Seduc informou que não haverá mais negociações por parte do Governo com os professores, visto que a decisão pela greve foi recebida com surpresa pelo executivo. O último relatório da secretaria aponta que do universo de 70 mil servidores da educação, apenas 4 mil são grevistas, número bem abaixo do divulgado pelo Cpers anteriormente. Com este cenário, a partir da próxima semana, o Governo irá intensificar os trabalhos de remanejo nas escolas estaduais comprometidas pela paralisação.

Outro ponto polêmico nas negociações dizia respeito ao fim do parcelamento dos salários dos servidores estaduais, não garantido integralmente pelo Executivo. Por outro lado, as negociações haviam avançado nesta semana, com o acato de algumas reivindicação dos servidores, como a suspensão de qualquer punição aos professores grevistas e a retirada imediata do projeto que propõe mudanças no Instituto da Previdência Estadual (IPE) que estava na pauta da Assembleia Legislativa.

Após a decisão, um calendário de novas mobilizações foi articulado pelos grevistas. “Agora, vamos armar a categoria para fortalecer novamente a nossa justa luta. Mais do que nunca, é fundamental que cada um e cada uma saia daqui com a dimensão da importância de voltarmos as fileiras da greve”, destacou a presidente do sindicato, Helenir Aguiar Schürer. O objetivo é pressionar o governo a atender a pauta da categoria.

Propostas de mobilização aprovadas
-Continuidade da greve;
-Vigília na Praça da Matriz, nas terças-feiras, para pressionar a Assembleia Legislativa nas votações dos PLs, PLCs e PECs no Legislativo;
-Produção de material para seguir com o trabalho de debate e denúncia contra as políticas do governo que destroem a educação pública, junto à comunidade escolar e a classe trabalhadora, nos ônibus, nos bairros, nas férias, etc;
-Continuidade das Aulas Cidadãs;
-Caravanas em Defesa da Educação Pública e do IPE público e de qualidade;
-Realização de protestos nas empresas privadas sonegadoras e/ou que recebem altos incentivos fiscais do governo do Rio Grande do Sul.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027