Diário da Manhã

Política

Articulação para a manutenção do Ibama

Autor: Édson Coltz
Articulação para a manutenção do Ibama
Foto: Divulgação

Juliano Roso (PCdoB) foi à Brasília se reunir com a direção do órgão

O deputado estadual, Juliano Roso (PCdoB), foi à Brasília, nessa semana, tratar de demandas de Passo Fundo e outras regiões do Estado.  Na quinta-feira (16) esteve reunido com integrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando entregou um documento elaborado pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), aprovado  em assembleia  da Agenda 21 e da APPA, com dados sobre a importância da manutenção do órgão em Passo Fundo.

O Ibama  informou que está fechando unidades em todo o Brasil e no Rio Grande do Sul  a programação é fechar em  Tramandaí, Caxias do Sul e Passo Fundo, manter as de Rio Grande, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé e a Superintendência na capital.  A decisão de manutenção  se baseia em quatro questões:  cidades com portos e aeroportos,  com áreas de desmatamento, áreas indígenas e áreas de fronteira. Roso se reuniu com o diretor  geral de Planejamento e Administração  e Logística do Ibama (Diplan), Luiz Antônio de Souza Cordeiro, com o coordenador geral de Orçamento e Finanças da Diplan, José Eduardo Gonçalves, com o assessor Técnico da Diplan, Luiz Eduardo Leal de Castro Nunes e com o assessor Parlamentar do Ibama, Jânio Coutinho. “Argumentei que a  unidade é a única no norte do Rio Grande do Sul  e cuida de áreas de fronteira, florestas e territórios indígenas, também temos aeroportos. Destaquei que a unidade  atende  centenas de municípios e é fundamental para o bom funcionamento do órgão no Estado”, salienta o parlamentar.

 Os diretores da Diplan informaram que Passo Fundo foi a única unidade que teve interferência do Poder Judiciário, através de uma Ação Civil Pública envolvendo os Ministérios Públicos Estadual e  Federal, solicitando que em seis meses o Ibama apresente tecnicamente as razões para fechar a unidade.  “Esta solicitação dará um espaço de tempo para novas  articulações, vamos somar  a luta política  aos demais movimentos que já vem sendo liderado  pelo  GESP e o Ministério Público Estadual, ampliando para as demais  entidades e sociedade civil. Precisamos  partir para uma  grande articulação de esforços, pois só com  união política e institucional poderemos manter a unidade do Ibama na cidade”, conclama Juliano Roso.

A Base Avançada do IBAMA em Passo Fundo possui 151 municípios em sua jurisdição. A área geográfica de atuação vai, basicamente, desde Passo Fundo até o limite norte do Estado, no Rio Uruguai e limita-se entre a BR 386 e BR 116. Caso se confirme o fechamento da Base Avançada de Passo Fundo, a população deverá se dirigir ao Escritório Regional do IBAMA em Santa Maria ou à Superintendência em Porto Alegre.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027