Diário da Manhã

Economia

Unidade de Negócios do Grupo Toniato é inaugurada em Carazinho

Autor: Redação Diário da Manhã
Unidade de Negócios do Grupo Toniato é inaugurada em Carazinho
Foto DM/Alessandro Tavares

Na manhã desta terça-feira (21), o Grupo Toniato inaugurou oficialmente sua unidade às margens da BR 285 em Carazinho. A empresa que já tinha unidade junto ao Distrito Industrial Carlos Augusto Fritz, agora é a primeira empresa a se instalar na Avenida das Indústrias. A área adquirida tem 83 mil metros quadrados e a capacidade de armazenagem é de 8 mil posições de paletes. O foco da nova unidade é atender o fluxo de cargas ligadas ao setor agrícola, uma vez que a Toniato é responsável pelas operações logísticas de companhias do segmento de agroquímicos como Syngenta, Bayer e Dupont.

O presidente do Conselho Administrativo, e fundador da empresa, José Marciano de Oliveira, explica que o Grupo Toniato tem matriz em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, e tinha forte atuação no segmento de logístico de agroquímicos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, quando perceberam a oportunidade declarada pelos seus clientes para operações na Região Sul do país, e quando decidido pelo investimento na região, conforme Oliveira, a cidade de Carazinho foi escolhida por sua localização geográfica que facilita o deslocamento das frotas para a distribuição no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O presidente conta que a organização é composta por três empresas que atuam nos segmentos de transporte, logística e engenharia, e que onde a empresa se instalada, toda a edificação é feita pelo grupo, desde a terraplanagem do local. Oliveira revela que é premissa da empresa pensar no  negócio visando o futuro e, portanto, sempre que decide investir sonda lugares onde as construções tenham espaço para serem expandidas.

Na unidade inaugurada ontem (21), a capacidade momentânea é de 8 mil paletes, porém a área ao lado da estrutura tem condições de ser imediatamente replicada dobrando a capacidade de instalação com a construção que levaria seis meses para ser erguida. Embora dependa do movimento de mercado, a empresa tem planos de fazer novo investimento no local ainda em 2018. Na área, a empresa tem potencial de ampliar a armazenagem para 45 mil paletes. A unidade do distrito industrial Carlos Augusto Fritz, adquirida com carteira de clientes da TW Transportes em 2016 tem capacidade instalada de 10 mil paletes.

Segundo Oliveira, a unidade também está autorizada a operar como armazém geral, de modo que   indústrias ou distribuidoras que não tenham capacidade de armazenamento de seus estoques, podem locar espaço na empresa. Por questões estratégicas, a direção preferiu não falar em montantes de movimentação e valores investidos, confirmou no entanto que em Carazinho 115 empregos estão sendo gerados. “Enquanto alguns se queixam da economia, o que posso dizer é que nós crescemos, acreditamos e continuamos acreditando na expansão. Nos preparamos para investir e  continuaremos investindo”, garante Oliveira.

 

Preparando-se para atender a demanda que está reprimida  

O Ceo da Toniato, André Luís Façanha, relata que o Grupo tem expectativa positivas em relação a cidade. De acordo com ele, a oportunidade de se instalar em Carazinho surgiu quando tomou conhecimento de que haveria a possibilidade de negociação da unidade da TW Transporte no  Distrito Industrial com a compra da carteira de clientes. Façanha declara que hoje as unidades da empresa na cidade tem 18 mil posições de paletes consolidadas, com potencial para chegar a mais de 50 mil. “Acreditamos no potencial dos negócios de agroquímicos e na cidade, fomos muito bem  acolhidos por Carazinho e temos vontade de crescer. Neste ambiente de incerteza, nós da Toniato encaramos como um ambiente de oportunidades”, destaca.

Façanha revela que hoje a empresa tem seis grandes clientes sendo atendidos com as estruturas locais, porém o planejamento é de aumentar este quantitativo para mais 10 ou 12 clientes até 2019. Sobre a presença na cidade de outras empresas robustas de atuação no segmento logístico do agro, Façanha destaca que trata-se de uma concorrência é saudável para as empresas do meio, e para o Estado. “Isso exige cada vez mais trabalho e capacitação, o que é bom para o Estado que está sendo atendido por várias empresas. O papel de cada operador deve ser em se especializar. Nós da Toniato temos 43 anos de atuação e 35 anos de especialização no segmento agro, e isso conta. Nós crescemos nos últimos anos e pretendemos crescer na casa dos dois dígitos no ano que vem”, projeta Façanha.

Ao falar aos presentes no ato de inauguração o presidente destacou que muito da opção por Carazinho se deu dada a postura do prefeito Milton Schmitz ainda quando este não estava no Executivo. As primeiras tratativas com Schmitz iniciariam durante um evento social em que Milton comentou do potencial de Carazinho para a logística do agronegócio. Quando sondavam a região, ao desembarcarem em Carazinho foram convencidos a optar pela cidade. Façanha agradeceu a atuação do prefeito e a recepção que tiveram entregando a Schmitz em ato simbólico a chave da empresa. Em contrapartida o prefeito ofereceu uma placa na qual deseja boas vindas ao grupo. 

 

Carazinho com visibilidade no mapa

Para o prefeito Milton Schmitz, o investimento além de ser um marco para a Avenida das  Indústrias, também alavanca a arrecadação da cidade e a geração de empregos. “É um salto de arrecadação, em renda, de empregabilidade, um salto de dignidade já que aqui estão trabalhando  mais de 100 pessoas. De minha parte é um compromisso que vem de encontro ao nosso plano de governo, a Avenida das Indústrias que em breve deve receber novos investimentos”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o prefeito, no caso da Toniato, embora as conversações com a empresa tenham se iniciado antes mesmo dele ser prefeito, o chefe do Executivo destaca que a única oferta que o município fez  foi sinalizar  infraestrutura, como água, energia e acesso, além da possibilidade da Prefeitura e os agentes de governo atuarem como facilitadores na aprovação de projetos e tramitações, de acordo  com as possibilidades legais.

O prefeito adiantou que ainda nesta semana devem ser abertas as propostas de construção da pista de aceleração  e desaceleração ao acesso a Avenida das Industrias. “Hoje Carazinho está no mapa da Ásia, Europa e Estado Unidos onde estão as matrizes de empresas multinacionais e que aqui estão representadas com suas filiais”, comenta Schmitz.

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027