Diário da Manhã

Saúde

Região conhece iniciativa de Santo Antônio do Planalto na saúde

Autor: Redação Diário da Manhã
Região conhece iniciativa de Santo Antônio do Planalto na saúde
Foto Divulgação/Prefeitura

Na sexta- feira (17), profissionais da Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Planalto  apresentaram no 13º Encontro Regional de Vigilância em Saúde o projeto de segurança do trabalho frente o uso de agrotóxicos, que foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como destaque no país no segmento.  O evento ocorreu no  município de Tapera e participaram equipes de vigilância em Saúde, Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador de vários municípios da  região. Santo Antônio do Planalto foi representado pelo Coordenador de Saúde Gustavo Kasperbauer e a Fisioterapeuta Liegi dos Santos.

 

O projeto

 O projeto consistiu no alerta aos produtores rurais de Santo Antônio do Planalto, com o grande número de casos de intoxicação e acidentes de trabalho causado por agrotóxicos, o que gera um problema de saúde pública. Esta realidade fez com que o objetivo do projeto fosse buscar a reeducação referente às condições de trabalho, com um alerta sobre o uso indiscriminado do produto e seus malefícios. O coordenador e a fisioterapeuta realizaram encontros, com os agricultores e trabalhadores rurais ativos ou aposentados e familiares, de agosto de 2013 a agosto de 2014 no município.

Na oportunidade instruíram o público sobre sinais de intoxicação proveniente do uso e manuseio de substâncias químicas, promoveram oficinas que permitiram aos trabalhadores rurais, mostrarem e exercitarem sua capacidade criativa e produtiva, expondo novas técnicas de plantio. Este trabalho foi realizado com intuito de controlar as intoxicações por agrotóxicos, promover a oferta de alimentos orgânicos produzidos pelos agricultores, e promover a reinserção social e convívio dos indivíduos acometidos pelas intoxicações.

Para o coordenador de Saúde de  Santo Antônio do Planalto, Gustavo Kasperbauer, é importante que inciativas positivas possam ser apresentadas para eventos em outros municípios pois se tem possibilidade de se discutir um problema que é comum a uma região agrícola, bem como demonstrar o trabalho que está sendo realizado no Município. De acordo com Kasperbauer, o  trabalho despertou interesse entre os profissionais da área já que o assunto é de certa forma polêmico no nosso Estado atualmente apresenta pesquisas apontando uma elevada aplicação de agrotóxicos nos alimentos para consumo humano.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027