Diário da Manhã

Geral

Licitação do Loteamento Canaã não tem interessados

Autor: Matheus Moraes
Licitação do Loteamento Canaã não tem interessados
Foto: Matheus Moraes / DM

Aberto nessa quarta-feira (6), processo licitatório para aquisição de bomba e materiais para projeto habitacional no Leonardo Ilha é deserto e deverá ter nova convocação

Nenhuma empresa enviou proposta para a licitação da aquisição e instalação de uma estação elevatória para o Loteamento Canaã, localizado no bairro Leonardo Ilha. A abertura da licitação ocorreu nessa quarta-feira (6), mesma data em que ela foi notificada como deserta em ata da Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLC), no Portal de Transparência do município. Assim, a coordenadoria irá encaminhar o documento para a Secretaria Municipal de Habitação e agendar uma nova convocação.

A licitação prevê a execução de serviços de estação elevatória, câmara de manobras, tubos e conexões, além do fornecimento de materiais necessários e da mão de obra. O valor estimado é de R$ 203,8 mil de orçamento. Não ter uma empresa responsável para a licitação do Loteamento Canaã significa atrasar ainda mais a espera de famílias que aguardam a instalação de uma bomba de recalque de esgoto para poder habitar no local. Ao todo, são 169 imóveis que necessitam do aparelho para receberem as famílias. Atualmente, 41 imóveis já estão aptos para moradia no Canaã. De acordo com a CLC, um documento será entregue ao setor responsável para saber detalhes de nenhuma empresa interessada e quando a licitação será convocada novamente.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Paulo César Caletti, existe a necessidade da instalação da bomba de recalque de esgoto no empreendimento para a habitação das famílias. Ele lembra que no projeto inicial, não estava prevista a compra da bomba. “No decorrer do processo surgiu a necessidade de uma bomba, além da pavimentação asfáltica, que foi solicitado apoio do município”, declara. O secretário explica que a bomba irá contribuir para a queda do esgoto em função da gravidade. “Quando foi feito o projeto, foi dimensionado o esgoto para fazer caimento pela gravidade. Mas se verificou que uma parte do empreendimento não cairia pro esgoto se fosse deslocado pela gravidade. Isso aconteceu quando foram feitas as ruas. Nisso surgiu essa necessidade”, explica Caletti.

Em novembro deste ano, o Jornal Diário da Manhã noticiou que os moradores do Canaã realizaram uma manifestação no Paço Municipal e pressionaram o executivo. Na oportunidade, ambas as partes entraram num acordo. Os moradores pressionaram pela instalação da bomba na rede de esgoto, além das obras de pavimentação do loteamento. No acordo, ficou acertado que as obras de pavimentação devem iniciar em 1o de fevereiro de 2018. Para o secretário de Habitação, o grau de importância da bomba é superior ao do asfalto no momento. “Hoje eles precisam mais da bomba que do asfalto. É necessário isso para habitar os imóveis. Mesmo assim vamos auxiliar a entidade com asfalto e também com a bomba”, conclui Caletti.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027