Diário da Manhã

Política

Área da Manitowoc como condomínio industrial, sugere vereador

Autor: Édson Coltz

Tomando por base exemplos em outras cidades, Mateus Wesp comentou sobre essa alternativa na Câmara

A criação de um condomínio industrial é uma alternativa sugerida pelo vereador Mateus Wesp (PSDB) para a área onde está a Manitowoc. O terreno que, conforme anunciou o Executivo, pode ser destinado para a instalação de um centro logístico da Comercial Zaffari, vem sendo almejado por outras empresas do setor industrial, tema amplamente discutido em reuniões na Câmara.

Wesp defendeu sua opinião na tribuna, durante a Sessão Plenária dessa quarta-feira (06), quando citou exemplos bem-sucedidos de outras cidades brasileiras, onde diferentes empresas se instalaram em uma mesma área, normalmente, próximo a rodovias. “São diversas as vantagens nessas áreas, tais como o rateio dos custos em manutenção, limpeza, jardinagem em áreas comuns, com segurança, controle de acesso, utilização de áreas de apoio, como restaurantes e salas de reunião”, listou, ao citar, ainda, o transporte coletivo compartilhado como outra vantagem.

“No Brasil, os pequenos condomínios industriais começaram a ganhar impulso na década de 1990, notadamente em São Paulo, o Estado que puxa a produção industrial brasileira”, complementou,

A pauta tem sido ressaltada pelo gabinete do vereador que, na última semana, articulou a realização de uma reunião, quando o representante da GDC apresentou sua proposta de uso da área. "Soa estranho o anúncio abrupto da doação da área [à Comercial Zafari] pois, rezam as leis da República Brasileira, que doação ou concessão de área pública deve ser precedida, via de regra, por meio de licitação, ainda mais quando existe mais de um interessado na área”, disse ele na ocasião da reunião.

Para efetivar a negociação e alteração da titularidade dos 45 hectares, o Executivo deverá encaminhar um Projeto de Lei ao Legislativo, o que ainda não ocorreu.

No Grande Expediente

O vereador Gleison Consalter (PSB) aproveitou o seu espaço no Grande Expediente da Sessão Plenária Ordinária para relembrar questões e ações de seu mandato. Entre as proposições mencionadas, Gleison destacou aquelas onde solicita a criação de novas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e melhorias no serviço prestado pela Administração. Neste ano, o parlamentar sugeriu ao Executivo que fosse disponibilizado atendimento odontológico e psicológico às crianças da rede municipal de ensino. Ainda, propôs que as escolas contassem com um profissional da área da enfermagem.

Referindo-se a alguns Pedidos de Providência que protocolou, o parlamentar criticou a falta de sincronização das sinaleiras do Bairro São Cristóvão, reiterando a solicitação para que haja um ajuste. Também, a falta de pintura das faixas de pedestre, especialmente as do centro da cidade. “São coisas simples que podem ser resolvidas em questões de horas e que podem facilitar e trazer mais segurança à comunidade”, comentou.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027