Diário da Manhã

Especiais

Uma década dedicada ao U2

Autor: Daniel Rohrig
Uma década dedicada ao U2
Foto: Daniel Rohrig/DM

Banda paranaense com mais de vinte anos de estrada fala sobre a responsabilidade de tocar sucessos consagrados do grupo comandado por Bono Vox. O quarteto concedeu entrevista exclusiva para o programa Pop Tok na Rádio Diário FM na última sexta-feira (1)

A fisionomia da banda U2 Cover CWB impressiona até quem não acompanha a trajetória dos músicos irlandeses que rodam o mundo desde 1976 com suas canções marcantes. Formada pelos músicos Saulo Strada (Vocal), Paulo Macan (Guitarra), Sandro Tissot (Baixo) e Gil Jr. (Bateria), o quarteto procura recriar a atmosfera das apresentações da banda original comandada pelo cantor e ativista, Bono Vox. Há quase vinte anos na ativa, o grupo dedicou metade desse tempo interpretando canções e conquistando os fãs do U2 pelo país, ao replicar mensagens de paz, prosperidade e de teor crítico, perfil semelhante aos co-irmãos europeus.

Em entrevista exclusiva concedida ao programa Pop Tok, da Rádio Diário FM, Saulo Strada comenta sobre sua segunda experiência em Passo Fundo, em que estreia o cover aos fãs em uma apresentação única na cidade. “A gente ouve por aí que Passo Fundo concentra um grande público que prestigia o trabalho do U2 e que aprecia o conteúdo das canções dos caras. A gente vem de uma rotina corrida de apresentações, por exemplo, nesses últimos dias passamos pela Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e agora aqui no Rio Grande do Sul”, destaca. O grupo evidencia a intensa agenda de shows e explica que boa parte da formação se deu a amizades de longa data formada em cima dos palcos.

Com cerca de duas horas de duração, o show funciona como uma espécie de tributo ao grupo, definido como “um trabalho feito de fãs para fãs”. O produto final apresentando nos palcos envolve um criterioso estudo detalhado de produção, com cada detalhe da performance pensado para se assemelhar ao máximo do show dos irlandeses. Itens como gestos, atitudes, sonoridades, equipamentos, figurinos e tudo o que envolve a apresentação deixam a experiência mais verossímil possível.

Questionado a respeito da música que ganhou a preferência do quarteto, inclusive nos shows, Saulo exita na escolha e acaba elencando “Sometimes”, faixa dedicada ao pai de Bono Vox e que trata da relação conturbada entre os dois. “O pai do Bono não aprovava a carreia de músico e lutava contra essa trajetória. Ele até comprou uma casa logo após o auge da banda, mas não adiantou para melhorar essa relação que os dois tinham. A letra é uma espécie de desabafo de um filho para um pai, a letra dela é sensacional e isso acaba nos tocando”, pondera.

Clássicos

O repertório é composto por grandes clássicos como: “Pride” (In the Name of Love), “Sunday Bloody Sunday”, “With or Without You”, “I Still Haven’t Found”, “Where the Streets Have no Name”, sucesso dos últimos álbuns como: “Beautiful Day”, “Elevation”, “Vertigo”, “Get On Your Boots” e “Magnificent”, e mais recentes: "Ordinary Love" e "Invisible", entre muitas outras músicas que marcaram a história. Além das apresentações em casas noturnas, a banda realiza muitos shows em eventos corporativos, formaturas, casamentos e eventos semelhantes.

A banda define o repertório dos shows como “lado A”, analogia referente às músicas de maior sucesso do grupo e que embalam as festas pela pegada dançante e animada. “Não tem jeito, nós muitas vezes não damos conta de tocar todos os sucessos em duas horas de show. Ao longo da apresentação, chegam bilhetes e pedidos, as vezes para repetir uma música já tocada e as vezes ficamos sem poder atender devido a esta demanda dos fãs. Essa interação é o que dá brilho em cada apresentação”, comemora Saulo, vocalista da U2 Cover CWB.

Quatro décadas, várias vertentes

Prestes a lançar seu novo álbum intitulado “Sons of Experience”, o U2 parece estar em uma das fases mais maduras desde seu início. O novo trabalho é uma espécie de continuação do álbum “Sons of Innocence” lançado em 2014, com letras que abordam o início da trajetória e os primeiros anos de carreira do grupo. O próximo lançamento é visto com expectativa pela versão brasileira da banda. “O U2 nunca seguiu uma linha só, tanto é que já passaram pelo soul, rock, blues, disco, pop e acabam se reinventando a cada novo lançamento. É essa a essência que nos atrai, nos instiga a testar novos sons, ritmos, como se fosse um trabalho que nunca cansa, pois está sempre mudando”, comentam os integrantes durante a entrevista.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027