Cultura

Fase geral da Seara inicia hoje

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Fase geral da Seara inicia hoje
Divulgação ASCOM

Com o lema “Intercambiando traços culturais”, a 20a Seara da Canção chega ao seu segundo dia de programação nesta sexta-feira (8). As atrações no Parque Vali Albrecht iniciam às 21h, com o segundo dia de Searinha. Quatro competidoras da categoria juvenil subirão ao palco disputando duas vagas na final.

Logo após, vem o destaque do segundo dia de programação, o início da fase geral da Seara. Ao todo, 20 músicas competem nesta etapa. Dez serão apresentadas na noite de hoje e outras dez serão conhecidas no sábado (9).

As músicas que serão defendidas no palco foram conhecidas em evento realizado no começo de novembro, momento no qual os integrantes da comissão julgadora do festival foram unânimes em ressaltar a qualidade musical das composições que serão apresentadas ao público. Além disso, os avaliadores salientaram a diversidade de temas abordados pelos compositores.

Nesta sexta-feira, serão defendidas no palco da Seara as seguintes músicas: Ao Pé da Letra; Pro Seguir; Caminho; Aprendiz de Poeta; Levando a Vida; Oito Baixos de Botão; Gaúcha; Coração de Alecrim; Doce de Boca; e O que a Palavra Escreveu com o Coração.

No sábado, serão apresentadas as seguintes músicas: Toada de Alma e Caminho; Alma Poeta; À espera de um Poema; Luna Negra; Cavalos; O Céu lá de fora; O feitio da minha carneada; Nem que seja por um dia; Olha a lenha; e Peleguito.

 

As finais

Das 20 músicas da fase geral, dez classificam-se para a final do festival, que acontece no domingo (10), o último dia de programação. Neste dia também acontece a final da fase local, com quatro músicas classificadas de um total de dez. A final da Searinha será realizada no sábado, com duas composições da categoria mirim e duas da juvenil.

 

Festival Nacional da Cultura Gaúcha

Em paralelo à Seara, também acontece no Parque Vali Albrecht, durante o sábado e o domingo, a 8a etapa do XVII Festival Nacional da Cultura Gaúcha (FNCG). O evento terá concursos de danças tradicionais, declamação, canto, chula, gaita, violão e chula em várias categorias. Com inscrições encerradas nesta quinta-feira, a etapa irá reunir mais de 45 grupos da danças e um total de quase 2 mil competidores.

 

Credenciadora do Freio de Ouro

Outro evento que está movimentando o Parque Vali Albrecht nesta semana é a credenciadora ao Freio de Ouro de Carazinho, tradicionalmente realizada em dezembro. A programação contempla provas morfológicas e funcionais para Cavalos Crioulos. “Durante todo o evento, um total de 100 animais está competindo. Eles representam os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás e também o Uruguai”, relata Bruno Tombini, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto (NCCCP).

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027