Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Meio Ambiente

Secretaria de Obras espera que coleta de lixo seja normalizada até amanhã

Autor: Alessandro Tavares
Secretaria de Obras espera que coleta de lixo seja normalizada até amanhã
Foto: DM/ Alessandro Tavares

Empresa catarinense foi contratada em caráter emergencial e deve prestar o serviço nos próximos 90 dias até que seja definida em licitação a responsável pelo trabalho

Embora o contrato emergencial para o recolhimento de lixo no sistema de porta em porta e de coleta seletiva pelo prazo de 90 dias tenha sido assinado na última sexta- feira (29), em alguns pontos da cidade os detritos têm ficado acumulados nas lixeiras e ao redor delas.

Em entrevista ao Programa Plantão Diário da Rádio Diário AM 780, ontem (3), o secretário de Obras, Alexandre Capitânio, confirmou que como o previsto, a empresa contratada para realizar o serviço pelos próximos três meses começou suas atividades na terça-feira (2). Trata-se da Líder, de Concórdia-SC. Porém como a coleta estava atrasada, já que com encerramento do contrato, nem todos os funcionários da antiga prestadora comparecem na sexta-feira (29) e sábado (30), e assim as rotas destes dois dias teriam ficado em parte prejudicadas.

Conforme o secretário, a condição provocou um grande acúmulo de lixo. Assim no primeiro dia de expediente a empresa contratada em regime emergencial não conseguiu completar a rota do dia e as que estavam atrasadas. Fora este fato, a empresa ainda está adequando sua equipe de colaboradores e teria feito nesta quarta-feira (3) novas contratações.

Segundo Capitânio foi solicitado à empresa, e esta concordou, de que nestes primeiros dias, para conseguir vencer a demanda, se amplie a carga horária de coleta realizando as atividades até o inicio das noites. A estimativa é de que até amanhã (5), a demanda já tenha sido atendida de modo que na próxima semana a coleta já esteja normalizada.

Ainda segundo Capitânio, não houve alterações nos dias das coletas em cada bairro, porém  nesta semana tem ocorrido que os horários sejam mais tarde do que os moradores estavam acostumados a perceber a passagem do veículo e dos coletores. A empresa que está em contrato emergencial é uma das que concorrem no edital para o contrato definitivo e que está em tramitação na prefeitura. De acordo com Capitânio, pelo menos cinco empresas têm interesse em prestar o serviço.

 

  • Lixeiras estão cheias de lixo desde 2017
  • Lixeiras estão cheias de lixo desde 2017
  • Lixeiras estão cheias de lixo desde 2017

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027