Saúde

Hora de voltar à rotina

Autor: Daniel Rohrig
Hora de voltar à rotina
Foto: Daniel Rohrig/DM

O cenário da primeira semana de janeiro foi pautado por academias de ginástica lotadas e uma cascata de postagens nas redes sociais se referindo a dietas para eliminar as calorias ingeridas em excesso nas festas de fim de ano. Profissionais da área da saúde alertam que uma boa readaptação alimentar requer tempo e não depende de dietas milagrosas

Depois da fartura presenciada nas ceias de natal e ano novo, para a maioria das pessoas, o relógio passou a ser encarado como um inimigo perigoso. Isso porque, na tentativa de recuperar o tempo perdido ao deixar a antiga rotina alimentar de lado, atitudes extremas passam a ser tomadas, muitas delas prejudiciais a saúde e ao corpo. Nesse sentido, a sensação de que o excesso de calorias ingeridas neste período pode ameaçar a qualidade de vida torna-se um agravante para ter cautela na retomada dos hábitos. O alerta dos especialistas na área de saúde é redobrar os cuidados quando o assunto for dietas e exercícios.

A nutricionista, Jocasta Gehlen, reconhece que voltar a rotina é necessário depois de tantas festividades. “Organizar os horários das refeições, estabelecer um horário para fazer atividade física, fugir dos excesso que fizeram parte das festas de fim de ano, dar preferência a alimentos mais saudáveis, beber água ao invés de refrigerante. A gente sempre orienta que tudo isso seja equilibrado, evitando sempre as dietas restritivas e loucuras encontradas na internet, procurando sempre o auxilio de profissionais adequados”, frisa.

De acordo com a profissional, muitas pessoas passam grande parte da vida fazendo dietas em que a cada momento surge uma novidade prometendo emagrecimento rápido e sem muito esforço. “Dieta de pouco carboidrato, de muita proteína, da lua, do chá, da sopa, dos pontos, entre tantas outras. São dietas que geralmente restringem o tipo de alimento a ser consumido (tipo e qualidade) e a quantidade diária de ingestão. Em sua grande maioria causam efeitos negativos à saúde, uma vez que a maioria não é balanceada e pode causar deficiência nutricional, apesar de levarem à perda rápida de peso”, complementa Jocasta. Nesse contexto, os nutrientes não atendem aos requisitos exigidos de uma alimentação saudável para manutenção da saúde, portanto, não surtirão efeitos a longo prazo e a pessoa volta a ganhar peso.

Desembale menos, descasque mais

Na linha de quais alimentos optar quando o objetivo é reeducar a alimentação, Jocasta adere a expressão “desembale menos, descasque mais” referindo-se a preferência aos alimentos naturais em relação aos industrializados. A partir do momento que este processo ocorre de forma incorreta, o corpo responde de forma agressiva, podendo acarretar em alguns efeitos negativos para a saúde, como perda de cabelos, unhas quebradiças, abalo psicológico, aumento das taxas como colesterol, triglicerídeos e  o ganho rápido de peso.

Como principal orientação, Jocasta elenca um conjunto de atitudes que irão auxiliar na perda de peso, entre elas, se alimentar de três em três horas, dar preferência por carboidratos integrais, carnes magras e de preferência grelhadas. Outra dica importante é destinar metade do para legumes como alface, chuchu, brócolis, tomate, cenoura, beterraba e ingerir no mínimo dois litros de água por dia e praticar atividade física diariamente.

“A dica para voltar a rotina: organização e planejamento. Sempre planejar e organizar suas refeições do dia, para não ocorrer nenhum deslize e desculpa por não ter a alimentação já preparada. Estabelecer no mínimo 30 minutos diários tirados para fazer uma caminhada, uma aula de zumba ou ginástica. E ter sempre em mãos garrafinhas de água. Compre uma legal, diferente e carregue sempre consigo. A água pode também ganhar um toque especial, ao colocar um pedaço de gengibre, uma lasquinha de hibisco ou gotas de limão”, finaliza a nutricionista.

Prudência nos exercícios físicos

Mesmo em época de férias, período considerado de baixa temporada para as academias de ginástica, o movimento se manteve alto nessa semana. Além dos cuidados na alimentação, é importante estar atento ao retorno cauteloso a rotina de exercícios físicos. O alerta é do educador físico, Roger Guardiola. “Depois desse tempo todo longe da rotina de exercícios, a tendência é o ganho de peso. Em outras palavras, aquela gordurinha indesejada que ninguém gosta. Quando o pessoal volta para cá, as pessoas acreditam que vão conseguir perder tudo de uma só vez, mas não é tão fácil assim como parece”, alerta.

Um dos principais erros, de acordo com o educador físico, é aumentar a intensidade dos exercícios físicos na tentativa de acelerar os resultados e o gasto calórico, fato complementado com mais horas na academia na esperança de compensar o tempo longe dos aparelhos. “O retorno deve ser de forma gradativa, ou seja, aos poucos, pois muitos ficam algumas semanas fora e parados de atividades, então devem voltar devagar”, explica.

Mesmo depois de tanta alteração na rotina, as notícias para quem abandonou os exercícios neste período são boas. Os resultados para quem retoma a regularidade dos exercícios não demoram para aparecer. “Nós levamos em consideração a individualidade biológica das pessoas, algumas vão ter um resultado a longo prazo, mas todos esses processos processos são demorados e os ganhos não são diferentes”, destaca Guardiola. Para ter um retorno de forma saudável, sem colocar em risco a saúde funcional, o segredo é a paciência. Quando o retorno é gradativo e a readaptação concluída, as capacidades fisiológicas melhoram  assim como os ganhos e benefícios da prática do exercícios para o corpo.

Atenção às lesões

A probabilidade de uma pessoa se lesionar é muito maior ficando tempo demasiado na academia, alerta o educador físico. O resultado desta equação gera  desgaste mecânico articular inadequado para o organismo. Saiba quais as principais lesões que podem ocorrer:

Tendinite

Inflamação nas articulações proveniente de um exercício físico exagerado que acaba sobrecarregando esta região do corpo. O gasto mecânico pode desencadear o problema.

Distensão muscular

Ocorre quando o exercício é feita de maneira brusca, rápida, sem aquecimento, provocando micro lesões nas fibras musculares acompanhadas de dor e desconforto na região

Problemas na coluna

A principal causa do problema está relacionada com a maneira errada de executar os exercícios físicos. Má postura e dores podem estar atrelados ao problema. Pesos excessivos podem desencadear outros problemas mais graves.

Contratura muscular

Ocorre devido ao aquecimento inadequado antes do exercício junto de sobrecarregas de peso. Movimentos bruscos e inesperados também contribuem para o agravamento.

Bebidas para desintoxicar o organismo

Suco detox

1 folha de couve

suco de ½ limão

1/3 de pepino sem casca

1 maçã vermelha sem casca

150 ml de água de coco

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber a seguir, de preferência sem açúcar.

Suco de abacaxi detox

100 ml de água gelada

1 rodela de pepino

1 maçã verde

1 fatia de abacaxi

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher de sobremesa de chia

1 folha de couve

Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, de preferência sem adoçar.

Água com limão em jejum

Meio limão

Água em temperatura ambiente

Modo de preparo: espremer o meio limão,no meio copo de água e ingerir pela manhã em jejum.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027