Região

Não-Me-Toque: Comando esclarece polêmica sobre fechamento do pelotão do BM em alguns horários

Autor: Alessandro Tavares
Não-Me-Toque: Comando esclarece polêmica sobre fechamento do pelotão do BM em alguns horários
Arquivo DM

Informação de que os não-me-toquenses ficariam sem policiamento nas madrugadas de segundas, terças e quartas-feiras gerou polêmica e lideranças políticas se mobilizaram na tentativa de encontrar solução ao problema. Comando do 38 ° BPM esclarece que o quê muda é apenas o sistema de gestão do  policiamento

As comunidades de Não-Me-Toque e de Victor Graeff foram surpreendidas nesta semana com a informação de que já a partir de janeiro todas as segundas, terças e quartas-feiras o destacamento da Brigada Militar de Não-Me-Toque estaria sendo fechado no período da meia noite até às seis horas da manhã. O motivo seria o baixo efetivo policial que dificulta as condições para o fechamento das escalas de serviço.

Diante do temor de que nos dias e horários referidos os municípios fiquem desassistidos de policiamento local, e diante da repercussão da possibilidade junto às comunidades, autoridades políticas dos dois municípios trataram de se mobilizar para saber dos motivos e tentar uma equalização à condição exposta. Já na tarde desta quinta-feira (11), o vice-prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa - que durante as férias do prefeito Armando Carlos Roos esta respondendo pelo Executivo recebeu em seu gabinete representantes do Legislativo de Victor Graeff para discutir o assunto.

Segundo o prefeito em exercício, ainda nesta quinta-feira (11), o  grupo político fez uma visita ao sargento que está respondendo temporariamente pela BM em Não Me Toque, manifestando a preocupação dos poderes Executivo e Legislativo dos dois municípios diante da ventilada condição. Segundo o gestor, a notícia foi uma surpresa para a Administração. “Pra nós foi uma surpresa quando nos veio a informação através da imprensa de que não teríamos policiamento durante a madrugada em alguns dias da semana. Logo nos período em que a marginalidade geralmente é mais atuante. É um assunto preocupante. A Brigada Militar em Não-Me-Toque embora com efetivo baixo está suprindo a demanda mantendo nossa segurança a contento, agora esta nova condição é fato que  nos preocupa”, comenta Da Rosa.

Para esta sexta-feira (12), segundo o prefeito em exercício se tem agendada uma reunião no Ministério Público e no poder judiciário onde se pretende levar a questão ao debate. Já na próxima terça- feira (16), o assunto deve ser levado para discussão junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública onde haveria reunião marcada.

O prefeito em exercício destaca que embora não seja novidade as colocações sobre o baixo efetivo policial em todo o Estado, esta seria a primeira vez na história recente, que a cidade ficaria sem policiamento na unidade caso a medida  seja de fato aplicada.   

38° BPM garante policiamento

Na tarde de ontem (11), o Capitão Juliano Moura, comandante interino do 38° BPM deslocou-se até  Não-Me-Toque para fazer ponderações aos poderes e a imprensa local sobre a condição de efetivo naquele município. Conforme o oficial, todo o dilema se deu pela forma com que os fatos foram noticiados, situação classificada pelo policial como irresponsável, uma vez que os dados citados quanto ao fechamento são considerados sensíveis, e que, conforme o militar em seu entendimento, não deveriam de ter sido citadas datas e locais de modo que as informações podem facilitar ações de criminosos.

De qualquer modo, conforme o comandante, o que é pretendido não confere com o que foi ventilado. “O mais temerário é porque não confere com a veracidade dos fatos. O que está havendo desde desde ontem (11), é a mudança na gestão. A BM vai priorizar que o policial esteja na rua, de forma segura, e que exerça suas atividades de forma eficaz, trabalhando, abordando e cumprindo com as metas estabelecidas pelo comando”, comenta Moura.

O capitão revela que o que vinha ocorrendo naquela cidade, é de que, em determinados horários, havia um policial militar na sala de operações para atender ao telefone de emergência e realizando algumas atividades administrativas, e outro na rua. Assim nenhum, nem um, nem outro realizavam o serviço a contento. Moura destaca que a nova modalidade prioriza o emprego do efetivo na rua, próximo da população.

O militar explica que em alguns momentos o telefone de emergência passará a ser atendido a partir da guarnição, sendo que a chamada ao telefone 190, ao tocar por três vezes, caso não seja atendida no telefone fixo, cai então no telefone celular que estivar com os policiais. Moura pondera que na área do Batalhão desde o mês de setembro de 2017, tem se priorizado que o policial lotado em cada município, permaneça atuando no município em que esta lotado, de modo que os policiais que  estavam designados para Victor Graeff, desde ontem (11)  permaneçam atuando lá, nos horários que estiverem escalados e determinados pelo comando.

O comandante ainda revela que a implantação da modalidade, em um primeiro momento, causou  desconforto entre alguns dos brigadianos, o que pode ter fomentado a polêmica. Moura assinala que mesmo que na nova modalidade, em alguns momentos não hajam policiais no interior da base da BM, o local está monitorado e gradeado.

Moura garante contudo, que Não-Me-Toque continuará sendo assistida com policiais militares durante as 24 horas do dia, mesmo que para isso se precise das chamadas quotas de horas extras de modo que de forma extraordinária policiais lotados em outros municípios sejam manejados para auxiliar no policiamento local.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027