Educação

Fim das aulas, época de obras

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Fim das aulas, época de obras
DM/Rodolfo Sgorla da Silva/ DM

Sem alunos estudando, muitas escolas aproveitam esta época do ano para realizar reformas em suas estruturas

Engana-se quem pensa que o mês de janeiro é de silêncio nas dependências das escolas, já que o período é de férias e, obviamente, os alunos não têm aulas. Em muitos estabelecimentos de ensino as direções aproveitam esta época do ano realizar reformas na estrutura física dos seus prédios. Sem alunos e professores, o movimento fica por conta de quem trabalha nessas obras.

Em Carazinho, uma das escolas que estão aproveitando as férias para fazer reformas é o Colégio Rui Barbosa. “As reformas acontecem há alguns anos na nossa escola, mas em 2018 estão maiores porque estamos adequando nosso Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e também melhorando o ambiente de nossas escolas. Estamos realizando melhorias na parte administrativa e revitalizando salas de aula, colocando forro de gesso e paredes com gesso acartonado, pensando na questão da sonorização. Também estamos trocando algumas janelas no prédio”, relata Adilson Leonhardt Franck, diretor da escola.

Franck comenta que a parte pedagógica também recebe investimentos, como o incentivo à formação continuada dos professores. “Implantamos a robótica como conteúdo curricular escolar para 2018 e compramos materiais e brinquedos novos para a educação infantil”, complementa.

Outra escola com obras neste período é o Colégio La Salle. “Já concluímos a manutenção do telhado do colégio. Estamos na manutenção dos banheiros, passando a ter mais um com acessibilidade, e também construindo dois novos banheiros para crianças com até seis anos. Estamos fazendo pinturas nas salas de aula e reformas em rampas de acesso. Estamos melhorando nossa quadra poliesportiva e pensamos no futuro em implantar refletores de LED no ginásio. Do ponto de vista pedagógico, a educação infantil passará a ter atividades com o lego, um brinquedo mundialmente conhecido”, comenta Augusto Delatorre, coordenador administrativo da escola.

No Colégio Notre Dame Aparecida, uma inovação está sendo implantada. “Estamos montando um espaço especial de alfabetização, com a montagem de uma estrutura própria para isso. Serão três salas de aula exclusivas para essa atividade, cada uma com capacidade para 25 estudantes. Também vamos fazer a troca do piso do pátio interno e trabalhando na conservação das salas de aula”, explica a Irmã Iris Marcolin, diretora da escola.

Rede estadual

Cinco escolas na área da 39a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) receberam recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para reformas. Duas são de Carazinho, sendo que cada uma recebeu R$ 150 mil. “A Escola Cruzeiro do Sul tem um projeto sendo elaborado pelo governo do estado para reforma de banheiros. Já a Escola Manuel Arruda Câmara irá fazer reformas gerais em sua sede”, pontua Sandra Bandeira, titular da 39a CRE.

Rede municipal

A Secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec) trabalha com obras no Juvenato. O objetivo é adequar o local para sediar as escolas Padre Gildo e Irmão Martin. Adequações, como a colocação de rampas de acesso, e a transferência do parquinho infantil estão sendo feitas. Outras escolas municipais de Carazinho deverão receber obras no decorrer do ano.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027