Meio Ambiente

Coleta mecanizada de lixo deve ser ampliada em 2018

Autor: Alessandro Tavares
Coleta mecanizada de lixo deve ser ampliada em 2018
Arquivo DM

Até junho a prefeitura pretende fazer nova aquisição de contêineres a serem destinados a coleta nos bairros   

A Secretaria de Obras, com o acompanhamento de seu setor de Saneamento, continua fazendo a distribuição de contêineres de lixo nas ruas da área mais central de Carazinho. De acordo com o secretário, Alexandre Capitânio, provavelmente até o final deste mês os recipientes adquiridos ainda no ano passado estejam colocados nos seus devidos lugares.

Dos 150 contêineres comprados em 2017, faltam instalar ainda 48 para a coleta seletiva, que são os de cor azul. Estes serão instalados ao lado dos contêineres brancos. O secretário explica que uma das  condições que atrasou, em parte, a colocação dos materiais nos  eus lugares, é o período de férias dos motoristas da pasta. Além da área central onde os novos equipamentos estão sendo instalados, os equipamentos usados foram realocados para as imediações dos bairros Santo Antônio e Camaquã.

O secretário revela que além dos que estão na sede da Secretaria, muitos dos contêineres usados precisam de manutenção e conta que se concluiu nesta semana a documentação para a tomada de preços afim de reposição de peças, e assim proceder o conserto dos materiais que estão danificados. No Bairro Santo Antônio o secretário explica que momentaneamente está ocorrendo a coleta de porta em porta e a mecanizada, porém nas próximas semanas, com data a ser comunicada aos moradores, quando a secretaria concluir os ajustes que julga necessário nas rotas, a coleta de porta em porta, no trecho onde há contêineres será suspensa e mantida apenas a mecanizada.

Capitânio revela, que provavelmente ainda no primeiro trimestre deste ano, a Administração Municipal pretende fazer a aquisição de mais 100 a 150 novos contêineres para a coleta mecanizada. Quando adquiriu os 150 contêineres, em 2017 o município fez uma tomada de preços que vale  até o final do mês de maio e a pretensão é fazer a compra deste ainda com os valores da proposta do ano anterior. O que se pretende é adquirir contêineres brancos, e instalar os novos aparelhos em pelo menos em cinco ou seis bairros, de modo que parte destes passem a ser atendidos pela sistemática de coleta mecanizada.

O secretário conta que o que se pensa é colocar cerca de 20 recipientes do tipo em cada bairro. Além dos contêineres, mais um caminhão a ser aplicado na coleta mecanizada deve ser adquirido em 2018. 

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027