Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Saúde

Rio Grande do Sul não é área de risco para a Febre Amarela

Autor: Redação Diário da Manhã
Rio Grande do Sul não é área de risco para a Febre Amarela
Divulgação Governo Federal

Apesar do surto de casos da doença na região central do país, o RS não está entre as zonas de contaminadas 

Recentemente alguns casos de Febre Amarela foram noticiados pelo Brasil. Em Minas Gerais, por exemplo, o número de mortos pela doença chegou a 15, ontem. De acordo com a responsável técnica da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Marcia Smaniotto, o RS não registrou nenhum caso, portanto, não é uma zona de epidemia.

Segundo a agente de saúde, a vacina contra a Febre Amarela só é indicada caso a pessoa vá viajar para um dos locais que são considerados áreas de risco, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Bahia, Minas Gerais, entre outros. “Para quem for viajar para algum desses lugares, é importante avaliar se já tem a vacina. Portanto, só é indicada a vacinação para aqueles que irão para alguma zona de risco”, explicou Márcia, que também ressalta que a vacina contra a Febre Amarela é feita uma vez só na vida. “Muitas pessoas já tem a vacina feita e não lembram, então é preciso ver isso direitinho”, complementou.

A responsável técnica também salienta que em virtude do aumento do grupo de risco, no centro do Brasil, a conduta do RS foi de ampliar a vacina contra a Febre, justamente para proteger aqueles que estão saindo em viagem, porém, salienta que não há necessidade de vacinação para quem viaja dentro do Estado e em Santa Catarina, por exemplo. “É importante que gestantes, idosos ou pacientes que tem doenças graves, se forem viajar, que consultem um médico, que possa avaliar os riscos de fazer ou não fazer a vacina”, frisou Márcia. 

Campanhas

Em 2009 foi realizada uma campanha que, de acordo com Márcia, vacinou um bom número de pessoas contra a doença e salienta que nessa época do ano a procura pela vacinação cresce. “Sempre vacinamos volumes significativos de pessoas, principalmente em janeiro, porque as pessoas viajam para as áreas de risco”, salientou a responsável técnica, que reforça que o indivíduo que for viajar procure sua unidade de saúde para conferir se já tem ou ainda precisa da vacina.

Transmissão

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido por mosquitos infectados. A transmissão acontece pela picada do mosquito, nas cidades, a doença é passada, principalmente pelos mosquitos da espécie aedes egypti, o famoso mosquito da dengue.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027