Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Silagem de milho possibilita plantio da safrinha

Autor: Sereno Azevedo
Silagem de milho possibilita plantio da safrinha
Foto: Arquivo DM

Em municípios onde os agricultores possuem em suas propriedades investimentos na bacia leiteira, o milho acaba sendo um bom negócio

A silagem do milho é considerada uma fonte de energia importante na alimentação dos animais ruminantes, pelo seu valor nutritivo. Em municípios onde os agricultores possuem em suas propriedades investimentos na bacia leiteira, o milho acaba sendo um bom negócio na produção deste produto, um dos insumos da alimentação do gado. 

De acordo com o técnico agrícola Márcio Fusiger, em metade das lavouras cultivadas em municípios como, por exemplo, Chapada, a cultura do milho não tem mais destino à produção do grão comercial. “Locais com risco de comprometimento da produtividade depois de formado o grão o agricultor pode destinar a plantação para silagem negociando a lavoura com seus vizinhos que necessitam do alimento para o gado leiteiro, mas não plantaram a matéria-prima. É uma alternativa de negócio”, salienta o técnico agrícola. Em lavouras com alta tecnologia a produtividade de massa verde pode chegar nas 35 toneladas.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Chapada, Ademir de Araújo e Silva, a silagem possibilita o plantio da safrinha de milho, que também tem como destino a produção de alimentos complementares para o gado leiteiro, que recebe em média 5 quilos do trato por dia. Conforme Silva, aqueles que já realizaram o primeiro corte verde das plantas agora começam o plantio da safrinha, que será colhida nos próximos dois meses. “A produtividade da safra principal é sempre maior do que a safrinha, mas é uma garantia de alimento para o gado no período de redução das pastagens, principalmente, durante o inverno. No município, a venda de milho entre o produtor de grão e o investidor da bacia leiteira está acontecendo. A forma de negociação é um acerto entre eles, mas certamente é rentável para os dois lados”, disse o secretário.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027