Geral

Acessibilidade em ônibus deve ser ampliada

Autor: Matheus Moraes
Acessibilidade em ônibus deve ser ampliada
Foto: Divulgação

A cidade conta com cerca de 50% da frota com acessibilidade, enquanto o previsto no novo sistema de transporte público chega a 100% de obrigatoriedade. Nessa semana, usuários presenciaram cadeirante que não pôde entrar em coletivo

Um fato ocorrido na sexta-feira (19) em um ônibus da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas ), na linha São José/Secchi, trouxe à tona o tema da acessibilidade no transporte público de Passo Fundo. Uma leitora do Jornal Diário da Manhã entrou em contato com a reportagem e divulgou um vídeo que mostra um cadeado instalado na porta destinada especialmente para a rampa dos cadeirantes.

Segundo relato da testemunha, que preferiu não se identificar, um cadeirante que desejava entrar no ônibus, no entanto, precisou aguardar um outro veículo, em virtude de que os trabalhadores da linha não encontravam a chave do cadeado para desbloquear o acesso da porta e utilizar a ferramenta de acessibilidade. “Eles até encontraram uma chave, mas não era a do cadeado. Informaram que ele teria que esperar pelo próximo ônibus”, conta.

Em Passo Fundo, são 61 ônibus que contêm a porta destinada para cadeirantes, onde há um elevador. Se comparado ao número de veículos de cada empresa, todas elas apresentam cerca de 50% de sua frota com acessibilidade, segundo dados divulgados pela Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, que fiscaliza o tema por meio da Coordenadoria de Transportes do Município. A Codepas possui 15 ônibus adaptados, enquanto a Coleurb tem 42 ônibus acessíveis e a Transpasso oferece quatro.

Em processo licitatório suspenso, o novo sistema do transporte público da cidade prevê, em edital, que todas as linhas disponibilizem acessibilidade para os usuários. A ideia é que os cerca de 50% de acessibilidade dos ônibus passem a ser 100%. “Hoje nós já teríamos que ter esses 100%. Como estamos no meio desse processo, a próxima licitação já exige essa obrigatoriedade de adaptação. Por enquanto, as empresas operam com essa quantidade”, afirma o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans.

Comunicado sobre o fato, Thans relatou que o setor deve emitir uma notificação de esclarecimento para a Codepas, assim como realizam com todas as empresas do transporte público da cidade em reclamações dos usuários. “Vamos notificar para que a empresa tome as providências. A Codepas, embora empresa pública, tem que prestar conta conosco como se fosse privada. Vamos esperar a justificativa de porquê isso aconteceu”, completa o secretário.

Codepas explica
A empresa relata que a utilização do cadeado ocorreu em razão de problemas de fechamento da porta de acesso aos cadeirantes. De acordo com o presidente da Codepas, Tadeu Karczeski, uma reunião será marcada com a empresa responsável pela montagem dos dez novos ônibus da Codepas. “Eles virão até Passo Fundo para fazer uma revisão. As portas estão abrindo, já provocou alguns sustos em nós. Para prevenir, colocamos o cadeado. Foi colocado como prevenção, para que não aconteça nenhum acidente ou ofereça risco à integridade física dos usuários”, afirma. Segundo ele, o cadeado foi colocado nesta semana, em razão de que alguns usuários se escoraram na porta e ela abriu durante circulação.

Órgão fiscalizador
Reclamações e sugestões da comunidade devem ser relatadas para a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais de Passo Fundo. O secretário responsável, Cristiam Thans, relata a importância do contato com o órgão para que o atendimento e o serviço sejam de qualidade. “Quando tiverem problemas, entrem em contato conosco para que possamos tomar as atitudes necessárias quanto a essas questões. No contrato com as empresas, está prevista a nossa fiscalização. Em casos como o citado, notificamos para prestação de esclarecimentos e, se por acaso for algo grave, há penalidades previstas”, esclarece. O telefone é o 3316-7200.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027