Diário da Manhã

Região

Período entre 2015 e 2017 foi o mais quente já registrado na região

Autor: Isabella Westphalen
Período entre 2015 e 2017 foi o mais quente já registrado na região
Divulgação EBC

A MetSul Meteorologia observou este acontecimento 

Os dados que apontam as mudanças climáticas causadas pela concentração de gases estufa foram publicados recentemente pela Organização Meteorológica Mundial e pela NASA. Aqui, esse dado foi percebido também, de acordo com o meteorologista da MetSul, Luis Fernando Nachtigall, o período de 2015 e 2017 foi observado um bloqueio atmosférico, fenômeno que segundo ele, segura o ar quente.

Nachtigall afirma também, que o período de frio do ano passado foi mais curto do que a média dos outros anos. “Foi constatado que, de 2015 para cá, tivemos um maior número de bloqueios atmosféricos e em 2017, tivemos a influência do El Niño, que foi muito forte, considerado o segundo mais forte da história climática”, explicou o meteorologista, que salientou que o El Niño mais forte aconteceu entre 1997 e 1998.

Em função desses fenômenos climáticos, houve uma anomalia nas temperaturas, porém, Nachtigall frisa que isso não significa que apenas o aquecimento vai continuar. “Se pararmos para avaliar durante o período do inverno, talvez a sensação será de mais frio. Nós temos a memória muito recente, agora estamos vivendo as temperaturas altas e as pessoas tem a sensação de muito calor, mas a memória das pessoas, de modo geral, é falha”, complementou.

Aquecimento global

Segundo o meteorologista, se fala muito em aquecimento no globo como um todo e não é de agora, pois o aquecimento global já existe há décadas, começando a ser divulgado na década de 90 e o ano mais quente, até então, foi 1998 e a partir daí, as pessoas passaram a falar sobre o assunto. “O aquecimento é fato, existe. Porém, eu não acredito que seja por questões antropogênicas, ou seja, por culpa do homem, o aquecimento é cíclico e vem acontecendo por questões pura e simplesmente que ocorrem na natureza sempre”, salientou Nachtigall.

O meteorologista também comentou que não há como dizer que o aquecimento irá se manter retilíneo e uniforme, pois sabe-se que a natureza não atua dessa forma. “É tudo muito relativo. Há anos, publicamos várias matérias na MetSul com relação ao aquecimento global, com dados muito interessantes”, ressaltou Nachtigall, que também lembra que algumas estações meteorológicas podem estar mal posicionadas e mostram dados que não são consistentes. “Estações mal posicionadas, que não sofrem manutenção periódica, os dados não são confiáveis, então, tudo isso deve ser visto, pois não existe uma unanimidade com relação ao aquecimento”, reafirmou.

Sobre a origem do aquecimento global, o meteorologista complementa que existe uma gama de cientistas que acreditam que se trata de um processo puramente natural, pelo qual a natureza passa de tempos em tempos.

E os próximos dias?

De acordo com informações da MetSul, o tempo neste final de semana deve alegrar os veranistas e os agricultores, pois a previsão é de sol no litoral. Enquanto no campo, teremos chuva generalizada no domingo (21). Segundo a central de meteorologia, o ar seco deslocou a instabilidade para o Norte e garantiu um dia de sol e sem chuva ontem, em quase todo o Rio Grande do Sul. Pelo ar seco, resfriou mais na madrugada desta sexta. Para hoje (20), a previsão é de muito sol e calorão com chuva de verão localizada mais no Oeste e no Norte do Estado.

 

Comentários

Galerias de Fotos

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027