Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Segundo IBGE 62% dos estabelecimentos agropecuário foram recenseados

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Segundo IBGE 62% dos estabelecimentos agropecuário foram recenseados
Divulgação

IBGE estima que conseguirá entrevistar todos os proprietários de imóveis rurais de Carazinho até o final do prazo para a realização do Censo Agropecuário

Ao final do penúltimo mês de coleta do Censo Agropecuário 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recenseou 233 estabelecimentos rurais em Carazinho. As estimativa do órgão de pesquisa é que existam 375 imóveis agropecuários no município e todos serão visitados.

Ou seja, 62% de todos os estabelecimentos previstos para estarem no Censo já tiveram suas informações coletadas pelos pesquisadores. “A realização do Censo Agropecuário em Carazinho está sob controle. Temos um cronograma de trabalho e vamos conseguir cumpri-lo dentro do prazo, que se encerra em 28 de fevereiro”, comenta Luiz Fernando Diniz Mourão, chefe interino da agência do IBGE de Carazinho.

No final de 2017, o IBGE manifestou preocupação quanto à realização do censo no município, já que havia dificuldade em localizar muitos produtores rurais. “Essa situação foi superada e vamos conseguir cumprir o prazo. Inclusive nos próximos dias um recenseador que está atuando em Não-Me-Toque será deslocado para ajudar o recenseador de Carazinho na coleta de dados”, comenta Mourão.

Em 2006, quando foi realizado o último Censo Agropecuário, havia 312 estabelecimentos agropecuários em Carazinho. “Estimamos que existam 375 imóveis rurais no município. Existe uma tendência de redução, mas em Carazinho isso tem impactado de forma menor do que nas outras localidades”, relata o chefe interino da agência local do IBGE.

Censo na região

Até o dia 29 de janeiro, 93,16% da Lista Prévia do Censo Agropecuário 2017 já havia sido trabalhada pelos recenseadores do IBGE na região da Agência de Carazinho. Os endereços da lista são confirmados ou excluídos pelos recenseadores e novos endereços podem ser incluídos.

A Agência do IBGE em Carazinho tem, sob sua jurisdição, 14 municípios: Almirante Tamandaré do Sul, Barra Funda, Carazinho, Constantina, Coqueiros do Sul, Engenho Velho, Não-Me-Toque, Nova Boa Vista, Novo Xingu, Ronda Alta, Rondinha, Santo Antônio do Planalto, Sarandi e Três Palmeiras. 

Informações sobre o censo

A previsão do IBGE é que os dados do Censo Agropecuário comecem a ser divulgados a partir de março. Luís Eduardo Puchalski, coordenador operacional do Censo Agropecuário no Estado, ressalta que estabelecimento agropecuário não é um sinônimo de propriedade rural. “É possível que se tenha mais de um estabelecimento agropecuário numa mesma propriedade rural ou se tenha um estabelecimento agropecuário cuja exploração ocorra integralmente em terras de terceiros, arrendadas, por exemplo”, explica.

Identificação dos recenseadores

Os recenseadores estão sempre identificados com colete, boné e crachá e portam dispositivo móvel de coleta (um smartphone) para o registro dos dados coletados. Consultas sobre a identidade dos recenseadores poderão ser feitas pelos sites www.respondendo.ibge.gov.br e censos.ibge.gov.br/agro ou ainda pelo telefone 0800 721 8181.


 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027