Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

Pelo direito à vida

Autor: Aline Prestes
Pelo direito à vida
Foto: Arquivo

Mariana Dias Didone busca apoio financeiro para que seu filho, João Pedro, realize tratamento em Porto Alegre 

Gerar um filho transforma a mulher, fazendo com que ela sonhe, cuide e zele pela vida do seu pequeno. Até o nascimento, a vida gira em torno do ser que cresce em seu ventre. Então, chega o grande momento, quando tudo que ela deseja é que a criança nasça com saúde, graça e sabedoria e siga assim, por todos os dias de sua vida. Não foi diferente quando Mariana Dias Didone trouxe ao mundo o pequeno João, mas, aos três dias de vida, ele foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot - uma condição rara causada por uma combinação de quatro defeitos cardíacos presentes no nascimento. “Em Passo Fundo, o problema dele não seria corrigido, assim fomos encaminhados ao hospital referência Instituto de Cardiologia em Porto Alegre. Por ser muito pequeno, a data para correção da doença ficou para quando ele completasse um ano de idade”, conta a mãe.

Em razão de a doença deixar sua imunidade muito baixa, permitindo que João ficasse exposto a diversos vírus e bactérias, com cinco meses de idade ele foi internado com início de pneumonia. “Meu mocinho não teve nenhum tipo de sorte. Eles não conseguiram pegar o acesso venoso aqui na cidade e tentaram por várias vezes, mas infelizmente não tinham sucesso, então foi feito um acesso central subclávia. Infelizmente, João fez um hemotórax quando foi para o CTI e teve que drenar mais estenose de traqueia, sendo feita cinco dilatações. Depois disso, teve crise de Cianose e foi encaminhado para a cardiologia de Porto Alegre novamente”, relata Mariana.

Retornando à capital, João passou por inúmeras complicações e precisou passar por uma cirurgia paliativa e diversos dias de antibióticos. Assim, foram seis meses de luta, em uma cidade diferente, com sua mãe torcendo para que ele continuasse a respirar e que seu coração fosse ainda mais valente. “Ficamos de retornar em seis meses para o Centro de Cardiologia e, até o momento, estamos na fila de espera do SUS, há dois anos e onze meses, para realizar o cateterismo para estudo e realizar a correção total do seu coração”.

Infelizmente, as duas vezes em que Mariana recebeu a ligação do hospital para realizar os procedimentos, João Pedro estava doente, impossibilitando que fosse feito o cateterismo. “Cada dia que passa sem isso, ele fica impossibilitado de agir como uma criança normal, de correr e brincar. Estamos nos juntando para tentarmos arrecadar e organizar ações para tentarmos conseguir o valor dos procedimentos”, pede Mariana.

A doença

De acordo com o cardiologista do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo, Norberto Toazza Duda, a Tetralogia de Fallot entra na classe das cardiopatias congênitas, sendo uma má formação de nascença. Os sintomas incluem cianose, dispneia durante a refeição, déficit de crescimento e crises hipercianóticas (episódios súbitos e potencialmente letais de cianose grave, que se deve, geralmente, a uma falta de oxigênio no sangue com efeito na respiração). “A doença refere-se a quatro anomalias: grande defeito do septo ventricular, obstrução do fluxo de saída do ventrículo direito e obstrução da válvula pulmonar, hipertrofia ventricular direita e excesso de ‘cavalgamento’ da aorta. O diagnóstico é realizado através de ecocardiografia. O tratamento definitivo é correção cirúrgica”, detalha tecnicamente o especialista.

Para ajudar

Quem quiser ajudar o João, pode entrar em contato pelo telefone (54) 98432-4194 (falar com Pamela) ou na página do Facebook

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027