Política

Capingui motiva reunião na Câmara

Autor: Redação Diário da Manhã
Capingui motiva reunião na Câmara
Foto Daniel Rohrig/ DM

Vereadores, Ministério Público e lideranças políticas da região debateram situação da Barragem, que está com nível de água baixo

Uma reunião na Câmara de Vereadores de Passo Fundo uniu representantes do Ministério Público, prefeitos da região e vereadores para discutir os baixos níveis de água da Barragem do Capinguí, administrada pela CEEE. Na ocasião, na manhã de ontem (22), MP convocou autoridades regionais para que, em conjunto, pressionem a Fepam para que as exigências em relação à administração da barragem por parte da estatal sejam mais rígidas.

A mobilização busca impedir cenas como as vivenciadas nos últimos dias, em que o nível do lago está abaixo do normal. Prefeitos de cidades como Marau e Mato Castelhano, além de vereadores de Passo Fundo, frisaram a importância da barragem aos municípios. “Essa é uma questão que nos preocupa, pois é de difícil resolução. Digo isso porque durante muito tempo o MP vem atuando na tentativa de convencer a CEEE a modificar a sua atuação na barragem, evitando que houvesse o esvaziamento, como as imagens vem mostrando”, disse o promotor de justiça Paulo Cirne.

Ainda conforme o promotor, “a CEEE opera com uma licença e nunca considerou ou aceitou que trabalha errado. Ou seja, a empresa alega que não há desperdício de água. Esse tipo de situação causa danos ambientais. Depois de reuniões e tentativas frustradas de mudar a atuação, em 2014 os moradores levaram adiante a ideia de fazer um estudo técnico, contrataram uma empresa de consultoria ambiental. Esse estudo demonstrou as falhas já apontadas pela promotoria e pelos moradores. Tivemos algo materializado sobre as falhas da CEEE”.

Paulo Cirne contou, ainda, que o Departamento de Recursos Hídricos discordou do estudo e disse que não iria exigir mais nada da CEEE. “Porém, em 23 de março de 2016, pela primeira vez, tivemos uma vitória nessa situação – um ofício da Fepam identificando a necessidade de revisão da licença de operação, afim de readequar os procedimentos operacionais da hidrelétrica. Foi o primeiro apoio à causa dos proprietários e do MP. Só que nada foi feito, a licença não foi refeita”, finalizou.

O Ministério Público efetuou um ofício no dia 23 de janeiro, cobrando da Fepam a conclusão da análise da readequação da licença de operação da CEEE. O documento foi entregue ontem às lideranças políticas regionais, com o intuito de formalizar uma pressão junto à Fepam.

Conforme o vereador Márcio Patussi (PDT), “esse movimento vai buscar junto à Fepam, que é quem licencia a operação para a CEEE, que isso possa ser efetivamente alterado e a gente consiga, então, ter a preservação do ecossistema, evitar a mortandade de peixes como já foi verificado, e, também, criar um grande potencial de lazer e recreação”, avaliou Patussi.

Moradores

Gerida pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE), a barragem do Capingui abrange os três municípios da região e tem registrado oscilação no nível da água, situação que alertou as autoridades. Para os moradores da região, o cenário é ainda mais preocupante. Carlos Augusto Giovanela reside na área e foi o responsável por mobilizar os vizinhos na busca de uma medida. Para ele, é compreensível que em períodos de estiagem os níveis de água diminuam, porém, como as ocorrências de chuva foram razoáveis na temporada, a situação é preocupante. “Temos observado o aumento dos peixes mortos e, na última semana, especialmente peixes de 10 a 20 quilos na margem. Diversos moradores e proprietários de residências da região estão compartilhando imagens dessa situação. Conforme a água vai baixando o nível, os peixes vão ficando presos. É uma imagem muito triste”, mencionou.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027