Saúde

Definida a Campanha de Vacinação contra a gripe

Autor: Redação Diário da Manhã
Definida a Campanha de Vacinação contra a gripe
Foto Arquivo DM

Mobilização inicia no próximo dia 23 e vai até o mês de junho. Em Passo Fundo, doses da vacina estarão disponíveis nas unidades de saúde

Considerado o mês sazonal para o aparecimento da gripe, abril também marca o início da Campanha Nacional de Vacinação. Em 2018, a mobilização contra a influenza já tem data para começar: será no próximo dia 23. Uma reunião ocorrida na quarta-feira (11) definiu como será a ação em Passo Fundo.

A campanha é organizada pelo Ministério da Saúde. O cronograma é adaptado conforme a produção e entrega do imunobiológico, que só começa a ser produzido com a autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS). O processo de produção da vacina leva cerca de seis meses para ser concluído. “Isso acontece porque é necessário avaliar quais cepas mais circularam no hemisfério sul no ano anterior e adaptar a vacina para a campanha do ano vigente”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Porém, inicialmente a campanha seria realizada a partir do próximo dia 16. Contudo, uma série de dificuldades na distribuição das doses adiou a campanha para começar no dia 23. Segundo o calendário divulgado, a mobilização se dará até o dia 1o de junho.

Em Passo Fundo, a data de 12 de maio será reservada para o Dia D – quando todas as unidades de saúde ficam abertas, em uma espécie de mutirão. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, “A orientação é que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próximas de onde moram. Queremos evitar as filas, há vacina garantida para que está incluído nos grupos de risco” disse.

Conforme Beatrice, “a partir do dia 23 as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto da Central de Vacinas, onde são feitas vacinas especiais, como BCG, febre amarela e atendimento às crianças. Para evitar tumulto, as doses da antigripal serão aplicadas nas outras unidades”.

Transmissão

A transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Orientações

O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027