Educação

Nova sede do Sest Senat será inaugurada hoje em Carazinho

Autor: Isabella Westphalen
Nova sede do Sest Senat será inaugurada hoje em Carazinho
Foto: Isabella Westphalen/ DM

Apresentando um local mais amplo e cheio de novidades não só para o setor de transportes, mas para toda a comunidade, o Sest Senat está de casa nova e abre oficialmente hoje (19), às 17h

Referência no ensino na área dos transportes, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest Senat – já é uma instituição de renome em Carazinho. Segundo a diretora da entidade, Sandra Delatorre, a nova sede vem para agregar ainda mais na vida de seus filiados e da comunidade em geral, pois agora abrem-se novas possibilidades de cursos, especializações e atendimentos na área da saúde.

Mesmo em uma sede menor, o Sest Senat já vinha atuando de forma eficiente na sociedade, principalmente oferecendo diversos cursos preparatórios e de atualização para o público que trabalha no setor de transportes. Além disso, também foi bastante investido nos serviços de saúde oferecidos pela entidade que, agora, contam com atendimentos de nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia. “É um desafio e tanto, mas estamos abraçando isso para que tudo de certo. Nossa missão é promover a melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores, através do desenvolvimento profissional e de serviços de saúde”, explicou a diretora, que ressalta que com a estrutura da nova sede, vai ser possível aprimorar ainda mais todos os atendimentos realizados lá dentro. “Queremos oferecer ao nosso público todo o suporte que eles precisam para trabalhar e ter uma qualidade de vida. Acho que dessa forma colaboramos também para o desenvolvimento da cidade, oferecendo esse serviço”, ressaltou Sandra.

A nova sede possui nove salas de aula e dois laboratórios de informática, com capacidade para atender 25 alunos em cada uma. Há, também, três espaços para a Oficina Pedagógica, nos quais será possível a realização de aulas práticas, com capacidade para 10 alunos em cada. Segundo Sandra, também há uma sala para 40 alunos, referente ao treinamento de movimentação de produtos perigosos (MOPP). Na parte da saúde, são oito consultórios e, na parte de lazer e esporte, a nova sede conta com um centro de eventos, uma quadra poliesportiva e palco para diversas atividades. “Tudo isso que oferecemos aqui amplia a questão da cultura e lazer, que é destinada à comunidade de Carazinho, além da parte educacional. É um complexo que contempla várias áreas do conhecimento e serviços diversos”, complementou.

A expectativa é a melhor possível, segundo Sandra, que assumiu a gestão da entidade em novembro do ano passado, porém, já integra o quadro de colaboradores do Sest Senat há cinco anos. Como diretora, participou dos últimos trâmites da construção, acompanhando toda a montagem da nova sede e a finalização da obra. “O nosso público-alvo, que é o pessoal dos transportes, precisa de muita atenção e cuidado, por isso a gente busca trazer para eles toda essa estrutura e atendimentos. Além disso, queremos trazer toda a comunidade, para que esse polo seja utilizado por todos”, avaliou a gestora, que afirma que é importante que a população em geral reconheça o Sest Senat como um local de lazer. “Queremos que as pessoas conheçam aqui como um lugar de acolhimento, que busquem e consigam suprir suas expectativas em relação aos nossos atendimentos, pois prezamos muito por essa qualidade”, frisou.

Qualificação e aprendizagem

Mesmo que os serviços sejam ampliados a toda comunidade, o público-alvo do Sest Senat é o pessoal do setor de transportes, dos motoristas aos que trabalham dentro das empresas, em setores de administrativo e atendimento. Todos que participam de empresas de transporte ou autônomos do setor, tem prioridade nos atendimentos da entidade.

No ensino presencial, está previsto que a entidade tenha, aproximadamente 13.200 alunos por ano, conseguindo atingir o objetivo de ofertar bons cursos para o pessoal da área e proporcionando desenvolvimento profissional. “Queremos oferecer treinamentos, para que as pessoas possam, através dos próprios meios, buscar oportunidades novas para suas vidas. Com o aumento da sede, conseguimos ampliar nossa grade de cursos, poderemos ter ensino voltado para a segurança do trabalho, normas regulamentadoras, cursos na área de gestão, atendimento, informática, entre outros”, salientou Sandra.

Para quem está buscando oportunidades de inserção no mercado de trabalho, a entidade também oferece o programa Jovem Aprendiz, voltado para que os jovens interessados na área trabalhem nas empresas de transporte, gerando oportunidades. “Esse programa vem para fazer isso, trazer os jovens para o mercado, para que tenham oportunidade e se aperfeiçoem. Minha expectativa é que consigamos fazer tudo isso, para que o Sest Senat seja referência nesses serviços aqui e as pessoas lembrem de nós positivamente”, reforçou a diretora.

Marco histórico

Uma das pessoas que afirma ter acompanhado de perto a chegada do Sest Senat na cidade, foi o prefeito Milton Schmitz que, na época, era presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região (Sindicar) e afirma que a conquista da nova sede é motivo de comemoração. “A inauguração da nova sede do Sest Senat em Carazinho é um marco histórico para os modais de transporte da cidade e região”, enfatizou Schmitz.

Sobre a estrutura que está sendo colocada à disposição, o prefeito afirma que, dessa forma, Carazinho se fortalece como polo regional. “Estamos muito orgulhosos, é uma semente que buscamos e agora pronta para a inauguração. A minha satisfação é dupla, como oriundo do setor de transporte e agora como prefeito tenho o privilégio de estar presente e inaugurar a nova estrutura”, revelou o prefeito.

Para o presidente do Sindicar, Moisés Santos, que também salienta ter tido participação efetiva para a concretização da nova sede, o Sest Senat tem uma importância ímpar para a cidade, pois são diversos os serviços prestados à comunidade em geral, principalmente para o setor de transporte de carga. “Em termos de comunidade estou muito feliz. Acho uma maneira muito boa de ajudar quem precisa, não só no transporte, mas a comunidade em geral”, avaliou Santos que afirma sentir-se com a sensação de dever cumprido, pela participação no processo. “Assinar o contrato de doação de terreno, de início da obra e agora inaugurar. Você não tem ideia do tamanho da felicidade, em poder contribuir com o município com essa obra, que tem grande relevância no serviço social”, complementou o presidente do Sindicar.

Segundo Schmitz, o Sest Senat é uma entidade que colabora com o desenvolvimento da cidade, no sentido que traz oportunidades de aperfeiçoamento a todos os operadores de transporte que necessitam. “As pessoas virão para Carazinho porque a nossa estrutura é para atender a região como um todo, esse é o discurso que temos, queremos defender essa questão do protagonismo regional”, ressaltou o prefeito.

Parceria

Dentre as várias empresas filiadas, e que usufruem dos serviços do Sest Senat, está a TW Transportes, que segundo seu presidente, Alexandre Schmitz, iniciou a parceria logo na implantação da entidade em Carazinho. “Para nossa área é fundamental que exista um serviço desses. Acredito que essa ampliação da sede vai agregar bastante, pois eles oferecem bons serviços de formação e para a saúde”, afirmou Schmitz.

Em relação à formação e aperfeiçoamento de profissionais, o presidente da TW afirma que o mercado dos transportes está carente de bons novos profissionais, por isso a relevância de investir nesse aprendizado. “Pelo que me consta, vão dispor até de um simulador, para o treinamento dos motoristas, então, temos disponível tecnologia de ponta, para todo o setor de transportes, isso é muito importante”, avaliou Alexandre, que acredita na colaboração do Sest Senat para as melhorias na qualificação e profissionalização das pessoas deste segmento.

 

 

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027