Esportes

No pedal até Porto Alegre

Autor: Kleiton Vasconcellos
No pedal até Porto Alegre
Foto Paula Sttefenon/ DM

Neste sábado, grupo de ciclistas irá encarar o trajeto saindo de Passo Fundo até a Capital. Objetivo é mostrar o amor pelas bicicletas

Normalmente, se você for de Passo Fundo a Porto Alegre, percorrerá os 290km de distância na via terrestre em um carro, motocicleta, van, ônibus ou caminhão. Levará, em média, quatro horas e trafegará por estradas como RSC 153, BR 386 e BR 448. Passará por cidades de diversos portes, incluindo Ernestina, Soledade, Fontoura Xavier, Lajeado e Nova Santa Rita. Mas você pode encarar esse desafio todo em uma bicicleta. É o que planeja um grupo de amigos.

A viagem no pedal de uma bicicleta começa às 5h deste sábado (21) e tem como estimativa uma duração de 12 horas, encerrando no Mercado Público de Porto Alegre. “Vamos em 10 ciclistas, tendo um carro de apoio. Nossa ideia é divulgar a modalidade ciclismo e esse esporte que vem crescendo muito na região e em todo o Brasil” diz um dos ciclistas participantes, Gílson de Almeida.

Conforme o também ciclista Rodrigo Bianchini, “a ideia de fazer o trajeto é antiga em Passo Fundo e o pessoal faz esse desafio desde a década de 1990. Tem atletas que fazem o trajeto no menor tempo possível, enquanto o nosso desafio simplesmente é chegar em Porto Alegre” afirma. Para tanto, o grupo usará bicicletas do tipo speed, recomendadas a uso em estrada. Todos estarão com material de segurança, incluindo capacetes e luzes. Além disso, será utilizada uma van de apoio e paradas programadas em cidades como Soledade. “Vamos também levar uma bicicleta de apoio para o caso de alguma bicicleta tenha problemas” complementa Bianchini. Na chegada a Porto Alegre, será dada uma medalha a cada ciclista.

O intuito é reunir as pessoas em torno do amor ao ciclismo. “É muito legal ver a evolução de cada participante, acompanhar a dedicação de quem é profissional ou não. As pessoas no grupo são todas amigas, o que torna essa atividade tão especial” finaliza Bianchini.

Amizades

Conforme Gílson, o ato de pedalar tem trazido muita alegria aos ciclistas. “Eu tenho encontrado muita amizade no dia a dia. A gente faz passeios pelo Interior ou mesmo na estrada, até Pontão. De toda maneira, se faz muita parceria, devemos ter em torno de 10 grupos de ciclistas. Nosso grupo tem aproximadamente 50 amigos, com os mais diferentes perfis. Nenhum de nós vive do ciclismo, que vem a complementar. É o nosso hobby e o que fazemos nos momentos de folga” conclui.

  • Foto: Divulgação

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027