Política

Ônibus em pátio são para ações pontuais, justifica Município

Autor: Daniel Rohrig
Ônibus em pátio são para ações pontuais, justifica Município
Foto: Divulgação

Pedido de informação protocolado por vereador solicitou explicações a respeito de veículos estacionados na Prefeitura, após suspeitas de que não estavam em utilização

Um pedido de informação, protocolado pelo vereador Claudio Rufa Soldá, do Progressistas – que compõe a oposição ao Governo na Câmara – solicitou esclarecimentos a respeito do transporte escolar municipal. De acordo com o documento, após pedidos da comunidade  a  respeito  dos  ônibus  escolares  que estariam parados  a  um  longo  período  de tempo  no  pátio  da  Prefeitura,  o parlamentar busca  esclarecer  o  funcionamento  e  as questões ligadas ao transporte escolar municipal. Durante sua fala na tribuna, Rufa apresentou fotos dos veículos para embasar o pedido. “Podemos ver nas fotos, o mato crescendo em volta dos veículos e, se isso realmente estiver acontecendo, seria um verdadeiro descaso com o patrimônio público”, citou o vereador na ocasião.

Procurada pela reportagem do Grupo Diário da Manhã, a Prefeitura de Passo Fundo informou, por meio de nota, que os veículos citados por Rufa no Pedido de Informação, são os cinco ônibus amarelos utilizados em projetos específicos de mobilidade urbana, que envolvem visitas a locais de interesse pedagógico. Eles são usados, por exemplo, para o projeto Destino URBE, que oportuniza atividades extraclasse pré-agendadas pelas escolas em diferentes locais destinados a aprendizagem no município. Esse trabalho é realizado com autorização formal do governo federal, à época da doação dos ônibus, informou a nota.

O Executivo esclareceu, ainda, que o número de ônibus utilizados diariamente dependeria do fluxo de eventos, da solicitação das escolas e da disponibilidade de motorista. Eles são usados em diversos projetos e em horários variados, incluindo participação em eventos, jogos escolares, e demais solicitações das escolas. Também servem para o deslocamento dos alunos a eventos de grande porte, como a Jornada Nacional de Literatura, o Festival Internacional de Folclore, e projetos como o Livro do Mês, Visitação ao Espaço Roseli Doleski Pretto, Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, programa Escola de Hackers e atividades na Biblioteca Municipal, entre outros.

Segundo a Administração Municipal, os respectivos veículos não possuem nenhuma relação com o transporte escolar municipal. Este, por sua vez, é terceirizado e atende cerca de 2 mil crianças e adolescentes com recursos federais, estaduais e recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo em que são transportados alunos de escolas municipais e estaduais nas quarenta rotas percorridas.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027