Agro Diário

Soja tem boas médias de produtividade

Autor: Sereno Azevedo
Soja tem boas médias de produtividade
Foto: Arquivo/DM

Com safra praticamente concluída, produtores colheram de 60 a 90 sacas da oleaginosa por hectare. Números são idênticos aos do ano passado

As colheitadeiras estão nos cortes finais da safra de soja 2017/2018. Quem já concluiu a colheita encerra os cálculos para saber quanto foi à média de produtividade dentro da porteira, depois de um mês de intenso trabalho nos campos cobertos com a oleaginosa. A insegurança de quanto as lavouras irão produzir quando as sementes ocupam o solo até o momento do encerramento da safra dá lugar à satisfação do bom resultado. A partir de agora as atenções do homem do campo estão voltadas ao mercado internacional, que comanda o preço das commodities.

A média de produtividade, com mais de 95% da soja colhida, deve ficar em patamar bem próximo da registrada na safra 2016//2017. “Estamos praticamente encerrando a colheita deste ano com variações de produtividades de 60 a 90 sacas por hectare. No fechamento dos cálculos, teremos média geral de 68 a 70 sacas/há. Como no Planalto gaúcho os produtores respondem as indicações técnicas, acredito que esta média ficará próxima em vários dos municípios desta região”, salienta o agrônomo, Mauro Rohr.

De acordo com o agrônomo os valores diferentes em produtividades estão relacionados a vários fatores, mas o principal foi a falta de uniformidade das chuvas no período de enchimento de grão nas lavouras mais tardias. “As áreas que tiveram clima favorável do plantio ao término do ciclo produtivo da planta renderam mais”, disse Mauro, enfatizando que a safra, no geral, ficou dentro das estimativas e praticamente se encerra igual a do ano passado, pelo menos na região. Em Carazinho, a Secretaria de Agricultura também aponta uma safra bem próxima da passada, com média final ficando bem perto das 68 sacas por hectare.

Manejo do solo

Conforme as colheitadeiras vão deixando as lavouras, os produtores começam a entrar com outras máquinas dando sequência ao manejo correto do solo, que deve permanecer protegido. Uma das orientações técnicas, uma vez que a rotação de culturas de verão com uso do milho é reduzida, é de que o agricultor faça cobertura verde utilizando espécies de graminhas que possuem sistema de enraizamento parecido com o milho. “Estamos observando, juntamente com os produtores, o surgimento de ervas daninhas de difícil controle que estão visíveis nas restevas da soja. O bom seria uma dessecação pós-colheita. Todo o cuidado e manejo adequado que for feito neste momento ajudará na melhoria das condições do solo para a formação da próxima safra de soja”, salienta o agrônomo.   

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027